Inicial 9 Notícia 9 Docentes da UNIUV participam de Semana Pedagógica

Docentes da UNIUV participam de Semana Pedagógica

Entre os dias 4 a 8 acontece a Semana Pedagógica no Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). A semana é organizada pela Pró-Reitoria de Ensino e Direção Acadêmica da instituição e tem como objetivo envolver todas as pró-reitorias e professores para aperfeiçoamento.

Segundo a Pró-Reitora de Ensino, Vivian Guimarães, o planejamento da semana pedagógica teve início por meio de sugestões passadas pelos professores no decorrer do semestre. “Nossa preocupação foi em aliar aquilo que conta no nosso planejamento estratégico, aquilo que os professores levantaram nas entrevistas com as necessidades que nós encontramos e acreditamos que seja permanente ser trabalhado. Tendo em vista tudo isso, nós fizemos a programação da nossa semana pedagógica”, relata.

Na abertura do evento, na segunda-feira, a proposta foi dar a oportunidade para que todas as pró-reitorias, sendo elas de Extensão e Cultura, Pesquisa e Pós-Graduação, Administração, Ensino juntamente com a Direção Acadêmica, falasse sobre o seu planejamento estratégico para o semestre seguinte. Os reitores também participaram e repassaram todas as informações referentes a viagem técnica realizada em instituições de ensino polonesas.

Na terça, foi realizada uma palestra com a Dr. Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira, com o tema Repensando o Plano de Ensino. “Foi muito esclarecedor, os professores fizeram algumas dinâmicas dentro desse tema, o que facilitou a reflexão a cerca do plano de ensino e despertou a importância de cada uma das disciplinas dentro do curso. Não se pode ter uma disciplina engessada, os professores têm de estar abertos a uma reflexão constante porque as informações externas estão constantemente mudando, então é necessária essa reflexão todo início de semestre”, conta Vivian.

Após a palestra, cada coordenador fará uma reunião com o seu colegiado para trabalhar os planos de ensino dos cursos da instituição. “Para se ter um bom plano de ensino é preciso que se conheça o plano do curso. As reuniões dessa semana tem esse enfoque, cada coordenador tem a responsabilidade junto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), de apresentar o projeto do curso. O professor que trabalha de repente apenas uma disciplina em um curso passa a ter a possibilidade de conhecer, por exemplo, qual o perfil do egresso e refletir qual o papel da sua disciplina nesse contexto. A partir do momento que o professor conhece toda essa realidade dentro do curso, entende que tem que trabalhar uma especificidade dentro da disciplina, para que ela também atinja o objetivo de formar um profissional  de acordo com aquilo que está previsto”, expressa Vivian.

Segundo Vivian, aos poucos e através de um trabalho constante pode se ver muitas mudanças no trabalho desenvolvido pelo docente em sala de aula. “Isso reflete muito positivamente e vem ao encontro de todas as novidades que a instituição vem trazendo pra nós, como exemplo a possibilidade de intercâmbio para alunos, professores e servidores. Hoje nós temos que pensar em preparar o aluno para o mundo, temos que dar essas condições para que ele saia daqui realmente um profissional gabaritado para que consiga um lugar onde ele deseja estar”, finaliza.

Para a Diretora Acadêmica, Claudia Cuzma, o objetivo da semana pedagógica está sendo cumprido. “Nós fizemos um planejamento com antecedência dessa semana, nos preocupamos com os pontos fundamentais que detectamos nas entrevistas com os professores, inclusive a solicitação da reunião geral foi feita pelos professores. Esse modelo de gestão participativa está crescendo cada vez mais e se solidificando. As pessoas estão entendendo que as mudanças são importantes, estão se envolvendo mais e se comprometendo muito mais com a UNIUV, com o aprendizado dos alunos e com sua própria formação pessoal e profissional aqui na instituição”, diz.

por: Bruna Wagner – Doing/Agexcom