Inicial 9 Notícia 9 Egressa de Jornalismo apresenta dissertação de mestrado

Egressa de Jornalismo apresenta dissertação de mestrado

A egressa do curso de Jornalismo do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), Elaine Schmitt, apresentou sua dissertação de mestrado, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no dia 16 de março deste ano. A pesquisadora observou, em seu estudo, como a imprensa do interior abordou o golpe civil militar de 1964 no Brasil, por meio da análise do discurso produzido pelos jornais O Comércio (União da Vitória/PR) e Caiçara (Porto União/SC). A pesquisa foi orientadora pela professora Karina Janz Woitowicz e a banca foi composta pelo professor, doutor em Sociologia Política,  Felipe Simão Pontes e pelo professor, doutor em Linguística e Letras, Antonio Hohlfeldt.

Elaine formou-se em Jornalismo em 2011. Depois, em 2013, cursou uma especialização em História, Cultura e Patrimônio, na FAFI/Unespar, e sua monografia abordou o Novo Jornalismo. De certa forma, essa pesquisa aprofundou seu estudo iniciado no Trabalho de Conclusão de Curso na graduação em Jornalismo, uma grande reportagem impressa sobre os reflexos do movimento contracultural na contemporaneidade, por meio da história de vida de três personagens.

Nesse meio tempo, fez parte de outros projetos e movimentos sociais, como o Mais que Amélias, coletivo feminista de União da Vitória e Porto União, em que colabora, principalmente, na produção e curadoria de exposições fotográficas, mesas-redondas e manifestos, e do Projeto do Programa Ciências sem Fronteiras: “Gênero e diversidade sexual: ações afirmativas para combater a violência”, no qual ajudou a produzir materiais gráficos relacionados à educação e gênero.

Em 2015, resolveu partir para um estudo mais aprofundado sobre o Jornalismo e foi selecionada para o Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “A experiência, que, de certa forma, termina agora com a defesa da dissertação, teve uma importância tremenda para mim, não somente no âmbito profissional, mas no desenvolvimento humano. Eu penso que estudar sociedade, cultura, história e relações humanas têm disso, de te permitir compreender a própria história e pensar novas ideias para construir uma sociedade mais justa, igualitária e solidária”.

Agora, com a pesquisa finalizada e aprovada na banca, Elaine decidiu tomar outro rumo. Mudou-se para Florianópolis, capital de Santa Catarina, e está assistindo aulas como aluna-ouvinte do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pois pretende ampliar seus estudos sobre Gênero e Jornalismo. “Minha vontade é continuar no contexto histórico da ditadura militar brasileira e latino-americana, mas aliá-la a outras coisas que me interessam há muito tempo, como os debates sobre gênero e fotojornalismo”.

por: Doing/Agexcom