Inicial 9 Notícia 9 Envie mensagens aos Ministros do STF em defesa do Jornalismo brasileiro

Envie mensagens aos Ministros do STF em defesa do Jornalismo brasileiro

O curso de Comunicação Social da Uniuv convida todos a participarem da mobilização para defender a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista, enviando aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) uma carta sobre a importância da manutenção do diploma para o exercício dessa profissão.

Envie mensagens aos Ministros do STF em defesa do Jornalismo brasileiro

Convidamos todos a participarem da luta em defesa do Jornalismo qualificado, responsável, democrático, voltado ao interesse público. O STF está prestes a julgar a necessidade de formação superior para o exercício da profissão de jornalista e precisamos convencer os 11 Ministros do Supremo de que a obrigatoriedade do diploma interessa não apenas à categoria, mas principalmente a toda a sociedade. Isso para que a regulamentação da profissão continue sendo um dos instrumentos de defesa deste Jornalismo cumpridor de sua função social.

Solicitamos que enviem e-mails aos Ministros  do STF manifestando essa opinião. Também divulguem esta mensagem, repassando a suas listas e mailings.

Abaixo, apresentamos uma sugestão de texto a ser enviado e os nomes e endereços de todos os Ministros.

Entre nesta luta, ela é de todos nós.

Contamos com seu apoio,

Diretoria da FENAJ

Diretorias dos 31 Sindicatos de Jornalistas do país

Texto-sugestão

À Sua Excelência Sr(a)

………….

Ministro(a) do STF

A exigência do diploma de Curso Superior em Jornalismo para o exercício independente e ético da profissão de jornalista é uma conquista histórica não só desta corporação, mas de toda a população brasileira. A luta pela criação de Escolas de Jornalismo começou no início do século passado. O primeiro Curso foi implantado 40 anos atrás e a profissão, regulamentada há 70 anos, desde 1969 exige a formação superior na sua legislação. Este requisito representou um avanço para a imprensa do país ao democratizar o acesso à profissão, antes condicionado por relações pessoais e interesses outros que não o de atender o direito da sociedade de ser bem informada.

Setores sem compromisso com a construção de um jornalismo responsável e realmente cumpridor de sua função social vêm questionando este fundamental instrumento para a seriedade, democracia e liberdade na imprensa. Confio que o(a) Excelentíssimo Ministro(a) votará com este entendimento no (RE) 511961, em favor de uma categoria profissional com papel tão relevante e em defesa da sociedade brasileira.

O diploma em Jornalismo, bem ao contrário de ameaçar a liberdade de expressão, é uma das garantias que conferem à mídia brasileira qualidade e compromisso com a informação livre e plural.

Nome:

Profissão e/ou cargo em entidade:

E-mails

Ministro Gilmar Mendes – Presidente – mgilmar@stf.gov.br