Inicial 9 Notícia 9 Equipe do Projeto Rondon já está definida

Equipe do Projeto Rondon já está definida

Essa semana foi divulgada a relação de participantes que vai levar a extensão universitária para o município de Governador Nunes Freire, no Maranhão. A Expedição Forte do Presépio terá início em 6 de julho e segue até o dia 22, quando o grupo retornará a União da Vitória. Os professores responsáveis e que representarão a Uniuv a cerca de 3.500 quilômetros daqui são: Wilson Carlos Eckl, Coordenador de Engenharia Civil, e Renata Santana, do colegiado de Publicidade e Propaganda.

Os acadêmicos selecionados são os seguintes: Edimar Grossklaus, Felipe Moretto, Letícia Surmas, Mayara Mugnol, Nicoli Nicoluzzi, Rafael da Silveira, Silvia Letícia Vacelkoski, e Thaís Ribeiro de Cristo.

O município maranhense fica a 450 km da capital do Estado, São Luís. Com aproximadamente 25 mil habitantes faz parte da Amazônia e sua economia gira em torno de serviços e agropecuária. Na educação os números são alarmantes: uma escola de ensino médio, 26 pré-escolas e 33 de ensino fundamental. Governador Nunes freira foi criada em 1994, pelo decreto lei estadual nº 6.174.

Os objetivos do Projeto Rondon consistem em contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre as diferentes realidades do País, consolidar no estudante brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento, da defesa dos interesses nacionais, e estimular a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

As prioridades definidas pelo decreto de criação do projeto são ações voltadas para as regiões norte e nordeste do país. A Uniuv participa com a proposta do grupo B, a qual abrange as áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.