Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Especialista em Jornalismo HQ fala sobre a nova linguagem aos estudantes de Comunicação Social

Especialista em Jornalismo HQ fala sobre a nova linguagem aos estudantes de Comunicação Social


O jornalista gaúcho, Augusto Paim, esteve em União da Vitória para ministrar palestra sobre Jornalismo HQ (História em Quadrinhos) na segunda-feira, 28, aos estudantes de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Trata-se de uma nova modalidade do “fazer” jornalístico e que vem ganhado a atenção do público. Apresentando referências de profissionais que trabalham com a linguagem ao redor do mundo como Joe Sacco que cobre os conflitos da Palestina, escreve os roteiros, desenha as cenas e publica álbuns com grande números de páginas sobre os acontecimentos.


“É uma forma de jornalismo que ainda está sendo inventada, mas que já atrai a atenção dos veículos de comunicação e seus leitores”, explica Paim.


Durante a palestra Augusto Paim contou sobre o processo de planejamento editorial das reportagens em quadrinhos e sobre seu mais novo projeto recentemente concluído, que é uma reportagem sobre o cotidiano nas favelas do Rio de Janeiro.


Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Lúcio Passos, a abordagem feita pelo palestrante destaca-se pelo fator oportunidade. “Interessante notar que o Jornalismo HQ resgata um pouco do trabalho em dupla entre repórteres e fotógrafos, mas nesse caso entra a figura do desenhista, que no campo acaba praticando a observação para depois definir os traços no papel. Isso revela um novo campo de atuação para os profissionais formados em jornalismo”, comenta.


Outro aspecto importante do Jornalismo HQ é que, necessariamente, o jornalista não precisa saber desenhar, mas, sim, apurar os fatos e redigir um roteiro, pois somente desta forma os desenhistas terão condições de criar as imagens que sejam condizentes com a história.


Paim participa de Banca de TCC em jornalismo


A estudante do quarto ano de jornalismo, Kiara Domit Vieira, foi quem fez o convite a Augusto Paim, jornalista e mestrando em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(PUCRS). Feita a sugestão aos professores do curso, a proposta foi analisada e aceita. Kiara desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na tarde da segunda-feira, 28, com a apresentação na modalidade Reportagem em História em Quadrinhos (HQ), com o tema Depressão. “Foram feitas adaptações e alterações no regulamento do TCC 2011 em função da proposta da Kiara”, revela o professor Lúcio Passos.


Trata-se de uma nova forma de tratamento da notícia dentro da linguagem jornalística, o que mostra que as tendências vão e vem a todo instante, como por exemplo, o hábito de leitura do jornal impresso que o Jornalismo HQ começa a resgatar.

por: Lúcio Passos

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo