Inicial 9 Notícia 9 Espírito científico mobiliza estudantes de Pós-Graduação da Uniuv

Espírito científico mobiliza estudantes de Pós-Graduação da Uniuv

Dois trabalhos de um estudante do curso de Pós-Graduação em Educação Física do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), em parceria com professores, foram apresentados no 9º Fórum Internacional de Qualidade de Vida e Saúde, do 23º Jopef Brasil, realizado no Estação Convention Center, em Curitiba, de sexta-feira, 17, a segunda-feira, 20 de abril. Os artigos aprovados foram apresentados na manhã de sábado, 18.

O artigo Educação Física Escolar: o profissional de Educação Física e as propostas de inclusão por meio de jogos cooperativos foi produzido pelo acadêmico Ricardo Anhaia Ribeiro, para a disciplina de Sociologia da Educação Física, sob orientação do professor Cézar Grontowski Ribeiro; e o resumo Análise da ingestão do suco de laranja no rendimento de atletas iniciantes de corridas de fundo foi elaborado pelo acadêmico, em parceria com os professores Cézar, Alysson Frantz e Débora Hüpner Pardal.

Segundo Ribeiro, todos os trabalhos enviados pelo curso de Educação Física da Uniuv para congressos e fóruns, nacionais e internacionais, foram aceitos e publicados. Para ele, isso demonstra a credibilidade obtida pela área de Educação Física da Instituição, por meio de seus professores e estudantes, junto aos organizadores desses eventos. “Dessa maneira, o acadêmico ganha credibilidade junto ao meio onde vai atuar, aprende ao efetuar a pesquisa e ao analisar os dados, e aprende ao compartilhar suas experiências com outros acadêmicos e profissionais”, avalia.

Artigos

Desde 2006, profissionais formados pela Uniuv vem participando desse evento, e tendo seus artigos publicados na revista. Os trabalhos serão publicados na Revista Jopef Online, e estarão disponíveis para acesso no site
http://www.revistajopef.com.br. Nesse endereço, pode-se encontrar, também, as edições anteriores da Revista.

Em 2008, foram
publicados na Jopef Online, os artigos A relação do IMC (índice de massa corporal) e IRAQ (índice de relação entre abdômen e quadril) com a propensão ao desenvolvimento de doenças em pessoas de 30 a 60 anos de idade, de Rosane Garstka de Mello; A influência dos jogos cooperativos no desenvolvimento das habilidades motoras de crianças de 8 a 10 anos, de Ellen Appel Kutinski; Contribuições das atividades psicomotoras no desenvolvimento da motricidade infantil, de Elaine Mara Karpinski; Contribuições do treinamento de voleibol no desenvolvimento da flexibilidade e impulsão, de Ligiane de Souza Stocki, orientada, também, pela professora Simone Aparecida Paludo Ribas.

Em 2006, os artigos Análise do desenvolvimento motor em alunas de ginástica rítmica na faixa etária de 6 a 7 anos, de Marieli Leriani Roiek, e Os jogos recreativos como fator de desenvolvimento da coordenação motora em alunos de 8 a 10 anos, de Patrícia Molinari de Souza, fazem parte da edição disponível para
acesso on-line da Revista, e foram orientados pelo professor Cézar. “Faço questão que os meus orientandos participem, anualmente, do Fórum, pelo intercâmbio de informações que podem obter junto aos demais apresentadores e professores que lá se encontram”, comenta.

Eventos paralelos

Durante o 23º Jopef, além do Fórum Internacional de Qualidade de Vida e Saúde, ocorreram diversos eventos paralelos, como o III Jopef Dance Festival, Business Conference – Encontro de Gestão em Esporte e Lazer, Festa de Confraternização e Feira de Produtos e Serviços.