Inicial 9 Notícia 9 Estudantes criam projeto para limpeza do Rio Iguaçu

Estudantes criam projeto para limpeza do Rio Iguaçu

Os acadêmicos do 7º Semestre do curso de Engenharia Ambiental da Uniuv, com orientação da professora Lisandra Kaminski, estão organizando o projeto Rio Limpo. O objetivo principal é fazer a limpeza e a retirada do lixo encontrado no leito e nas margens do rio Iguaçu. O projeto será aplicado na região de União da Vitória, sábado, 21 de abril, das 13h às 17h. A coleta deste material será voluntária e contará com a participação dos alunos do curso e com pessoas da comunidade que tem interesse em colaborar neste trabalho.

Os barcos que serão utilizados foram cedidos por particulares e empresas, e tem por características serem pequenos e motorizados, para facilitar a retirada do lixo.  Ao mesmo tempo, haverá no Parque Ambiental, localizado próximo à ponte Manoel Ribas (Arco), tendas da Uniuv com oficinas de montagem de brinquedos com materiais recicláveis, atividades físicas oferecidas pelos alunos do curso de Educação Física, além da exposição de banners do Encontro Nacional de Produção Científica (Enaproc). Também haverá atividades esportivas oferecidas pela prefeitura de União da Vitória, como campeonatos de futebol e vôlei de areia.

A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) disponibilizará um caminhão palco, em que ocorrerão apresentações e shows com bandas locais (Bleach, Toxine, Bicudão, Solo do Músico Kaoe (Old Melody) e da dupla Sertaneja Douglas e Franco). As pessoas também vão poder contar com barracas que forneceram alimentação e bebidas com preços populares.

Segundo a professora Lisandra Kaminski, a integração destes eventos será para conscientizar a população sobre os problemas ambientais do município. “Nosso objetivo é atrair o maior número de pessoas que poderão observar a saída e o retorno dos barcos, além de ver também a quantidade de lixo coletado”, relata Lisandra.

O projeto conta com a colaboração e parceria da Copel, Novacki Papel e Embalagens S/A, Grupo Hobi, Bengui Materiais de Construção, Higibril, Ghol Graf, Clube Náutico Hobi, Associação de Pesca Esportiva do Médio Iguaçu (APEMI), Assistec Náutica, Grupo Dissenha, Revisa Auto Center, Hotel 10, Grupo Ravanello, Arlindo Farber, GR Extração de Areia e Sanepar, além do apoio da Prefeitura de União da Vitória, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Defesa Civil de União da Vitória, Corpo de Bombeiros de Porto União, Policia Militar de União da Vitória e Associação dos Catadores de Lixo de União da Vitória.