Inicial 9 Notícia 9 Estudantes de Administração do Núcleo de São Mateus do Sul visitam Petrobras

Estudantes de Administração do Núcleo de São Mateus do Sul visitam Petrobras

Estudantes do primeiro e do terceiro semestres do curso de Administração do Núcleo Universitário de São Mateus, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), fizeram uma visita técnica à empresa Petrobrás, no sábado, 5. Os estudantes foram acompanhados dos professores Cleverson Molinari Mello, Denise Cristine Borges e pela coordenadora do Núcleo, professora Neli de Lima Nadolny.

Durante a visita, puderam conhecer o processo de extração do xisto, que é feito em conformidade com os requisitos das normas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Sete mil e oitocentas toneladas desse material são processadas diariamente.

O xisto processado gera óleo combustível, nafta industrial, gás combustível, gás liquefeito (GLP) e enxofre, além de volumes variáveis de insumos e subprodutos, que podem ser utilizados nas indústrias cimenteira, agrícola e de cerâmica. E além de todo reaproveitamento dos materiais não utilizados na fabricação do xisto, a Patrobrás mantém um programa de recuperação de áreas mineradas, restaurando as matas com espécies nativas e promovendo o retorno da fauna a esses locais.

Existem, ainda, outros projetos desenvolvidos no Município que representam o compromisso da empresa com a responsabilidade social, como o Programa de Criança. Nesse projeto são realizados lazer orientado, reforço escolar, atividades artísticas, culturais e esportivas, e noções de higiene e saúde. Cerca de 50 crianças de comunidades menos favorecidas, são atendidas por esse projeto. Outro destaque entre os projetos sociais realizados pela empresa é o Programa Hortas Comunitárias.

Segundo Mello, as visitas técnicas são um importante instrumento que aproximam a teoria da prática, proporcionando aos alunos maior contato com o mercado de trabalho.

Os professores que acompanharam a turma de estudantes agradecem aos acadêmicos Hécton Silva Rodrigues e Alex Zanon Eugênio, que também são funcionários da empresa, pela organização dessa visita.