Inicial 9 Notícia 9 Estudantes lotam salas da Uniuv durante vestibular de inverno

Estudantes lotam salas da Uniuv durante vestibular de inverno

O frio de domingo a tarde não intimidou os candidatos que compareceram em grande número à instituição para as provas. Logo após a abertura dos portões, às 13h, os vestibulandos foram chegando e procurando o número das salas nos editais fixados na entrada principal e também nos saguões. Foram poucas abstenções, em torno de 5%, e o que chamou a atenção da comissão de vestibular foram inúmeros automóveis com placas de cidades vizinhas e também de localidades mais afastadas como Chapecó (SC), Itaiópolis (PR) e até São Paulo. “Isso mostra como a Uniuv está sendo respeitada e reconhecida pela região e fora dela”, disse animado o presidente da comissão de Vestibular, professor Rafael Jaworski.

As salas do terceiro pavimento da ficaram lotadas para início da prova, que teve duração de 4 horas e tudo correu conforme o planejado pela comissão, sem nenhum tumulto ou qualquer outro tipo de situação. Orientados pelos monitores os candidatos ocuparam seus lugares por ordem de número de inscrição e aguardaram até às 14h para dar começar a resolução dos testes. O caderno de provas recebido pelos candidatos era composto de 50 questões, mais a redação. A soma da nota da prova e da redação gera a média geral que vai determinar a classificação e posteriormente a comparação com as médias dos concorrentes, na aprovação ou não, do candidato.

Uma hora e vinte depois de iniciado o processo de avaliação Renan Wegrnen deixava a sala de aula otimista. “A prova estava razoável acho que vou conseguir passar”, acredita o candidato que disputa uma vaga para o curso de Engenharia da Madeira. Wegrnen já trabalha no setor e acredita que a qualificação profissional como engenheiro vai contribuir para sua ascensão profissional.

Poucos minutos depois o jovem Walace Macheli, 17, prestando vestibular pela primeira vez, acha que foi bem na prova e se aprovado cursará Informática de Gestão. “É uma área que está crescendo bastante e depois que iniciar os estudos vou definir em que área vou atuar dentro da informática”, conta.

Elizandro Reisdorfer, 20, trancou a matrícula em outra instituição de ensino para tentar uma vaga no curso de Administração.  Reisdorfer trabalha dois períodos do dia e como seus amigos recomendaram muito bem o curso da Uniuv, ele veio fazer o vestibular. “Atualmente trabalho com vendas e acho que o curso vai me ajudar a desenvolver minhas habilidades profissionais”, entusiasma-se.

Morando em General Carneiro e acostumada como o vai e vem das viagens todos os dias, Tamara Lopes também trancou o curso que havia iniciado em fevereiro em outra faculdade para tentar uma vaga em Ciências Contábeis, curso que acredita ter bastante afinidade. “Já trabalho na área contábil e gosto de matemática, fui bem na prova e agora vou aguardar o resultado”, anima-se.

Ana Carolina, 17, da cidade de Irati, veio fazer a prova para avaliar seus conhecimentos e inscreveu-se para o curso de Engenharia Civil, o mais concorrido. “Na verdade eu quero cursar odontologia e já estou me preparando para ver como vou me sair”, conta.

A prova encerrou às 18 horas e imediatamente foram iniciados os processos de correção dos gabaritos preenchidos pelos candidatos. De acordo com o professor Rafael Jaworski, tudo correu de maneira muito tranquila, o resultado final deve sair na noite de hoje (4), às 20h, e os vestibulandos devem atentar para os prazos de matrícula. “Como houve grande concorrência é importante que os aprovados não percam os prazos de matrícula, pois isso pode acarretar também na perda da vaga”, explica.

Os candidatos aprovados e classificados, conforme o número de vagas disponíveis para cada curso, poderão efetuar matrícula nos dias 5 e 6 de julho, na secretaria da Uniuv, das 9h às 12h; das 14h às 21h. Em São Mateus do Sul das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h. Haverá também logo após o prazo inicial de matrículas a divulgação de chamadas complementares. O vestibular de Inverno garante a vaga do aluno matriculado para o ano letivo de 2012.

Para mais informações acesse www.uniuv.edu.brou nas secretarias da instituição:

União da Vitória

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 3.856

Bairro São Basílio Magno

Núcleo Universitário de São Mateus do Sul

BR 476 km 147 – próximo ao Trevo da Incepa – 5 km do centro – São Mateus do Sul/Paraná

por: Lúcio Passos