Inicial 9 Notícia 9 Grande participação dos acadêmicos marca VIII Enaproc

Grande participação dos acadêmicos marca VIII Enaproc

Na segunda-feira, 19, teve início a oitava edição do Encontro Anual de Produção Científica da Uniuv (Enaproc) e em 2011, foram mais de 100 inscrições para comunicações orais, resumos, artigos e painéis. A grande novidade desta edição foi a apresentação das pesquisas dos professores para a comunidade acadêmica, revelando os temas de dissertações de mestrado e teses de doutorado já defendidas ou em estudo.

O evento abriu com a palestra sobre “Criatividade e Pesquisa” com o professor Max Haetinger, no período da manhã e à noite, com abordagens sobre a complexa relação homem/máquina e suas implicações no século atual. A apresentação com aproximadamente duas horas foi intercalada com atividades dinâmicas que serviram para animar o público entre uma abordagem e outra.

Sobre as mídias sociais e as tendências de mercado de trabalho, Max Haetinger, pontuou sobre as necessidades de estabelecer uma rede de contatos conhecida como Networking. “A comunicação é um fator predominante no século atual e quem não se comunica, se trumbica”, disse Max, citando Chacrinha.

Outra abordagem pertinente feita pelo professor foi sobre a importância do trabalho em equipe e como os membros dessa equipe pode interagir, garantindo bons resultados, seja na sala de aula, ou em organizações e empresas. As apalestras com Max Haetinger no período manhã e à noite aconteceram no Wooden Hall e reuniram cerca de 400 e 700 pessoas respectivamente.

No dia seguinte (18), pela manhã os cursos de engenharia e os membros do Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica (PIPA), expuseram na forma de painéis e apresentações orais os projetos que estão sendo desenvolvidos no programa lançado no início do segundo semestre. À noite, as demais graduações ocuparam cerca de 15 salas de aula equipadas com recursos multimidiáticos para apresentações de trabalhos, com destaque para as pesquisas dos professores, que atraíram um bom público.

Nos corredores da instituição foram expostos banners em grande formato com resumos das pesquisas de alunos e professores.

Para a Pró-reitora de Ensino, professora Maria Genoveva Bordignon Esteves, o crescimento e a aceitação do evento são visíveis. “Acredito que este ano alcançamos todos os objetivos propostos e o interesse dos alunos em assistir e apresentar trabalhos de pesquisa foi maior, o que nos leva crer que para o próximo ano poderemos contar com o surgimento de novos grupos de estudo”, avalia a Pró-Reitora.

O coordenador geral do Enaproc, professor Ademir Mattos, atribui o sucesso alcançado pelo evento à curiosidade pela pesquisa. “Constatamos que muitos alunos se inscreveram em apresentações aleatórias e outros apenas para suas áreas de afinidade ou atuação, mas, de modo geral, a participação maciça demonstra que os acadêmicos estão curiosos e realmente interessados em desenvolver algum projeto”, conta.

Aproximadamente cerca de 2500 pessoas entre apresentadores, ouvintes e organizadores, participaram do evento.

A professora Dra. Denise Michelan, orientadora de cinco projetos do PIPA, avalia com bons olhos o caminhar da pesquisa científica na Uniuv. “Foi a primeira vez que participei e achei bastante interessante a exposição dos trabalhos dos professores associados com os banners, porque desta forma os acadêmicos assistiram às comunicações já sabendo de que se tratava o projeto. Sem dúvida a Uniuv está no caminho correto para o desenvolvimento da pesquisa e pelo interesse dos acadêmicos o próximo encontro tende a ser superior a este”, finaliza Denise.

O VIII Enaproc contou com o apoio da empresa Bitur Turismo, Center Som, Storck – Distribuidora Quimilaus, Caixa Econômica Federal, Núcleo de Educação de União da Vitória, Secretaria Municipal de União da Vitória e Paco Gaitista.

por: Lúcio Passos