Inicial 9 Notícia 9 II Reunião da Pastoral Universitária

II Reunião da Pastoral Universitária

A Equipe Organizadora da Pastoral Universitária reuniu-se, pela segunda vez, neste semestre, dia  20 de outubro de 2010, às 16 horas, numa das salas da Uniuv. Compareceram Pe. Abel Zastawny, Prof. ª Fahena Porto Horbatiuk, Prof.ª Simone Junges, Prof. Aluísio Witiuk, Prof.ª Roseli Klein, Prof.ª Lair Bortolini, Prof. ª Denise, Sandra  Maria da Silva Andrade (Ministra na Igreja do Rocio), Prof. Célio Calikoski (Coordenador da Catequese Diocesana de União da Vitória),  Alisson Ailton da Silva, Acadêmico da Uniuv, membro do Diretório Acadêmico, XXX de Abril.  Justificaram sua ausência a Prof.ª Kelen Junges, a Prof.ª Mari Lúcia Flenik da Silva, o Prof. Raulino Bortolini e o Prof. Cordovan Frederico de Melo Júnior.

Nesse encontro foi lido o relatório resumido do Encontro de Pastorais Universitárias, ocorrido em Betim – MG, do qual foi representante o Prof. Aluísio Witiuk. Esse resumo foi enviado aos membros deste Conselho de Pastoral.  Foi comentada a possibilidade de cada Instituição de Ensino Superior, por meio de seu Diretório, contribuir com 250,00, anualmente, para bancar promoções, lembrando que a metade das despesas, Dom João Bosco se comprometeu  a pagar  pela Diocese.

Quanto à programação para 2011, foi decidido que haja, em maio (ou junho), um debate sobre a Campanha da Fraternidade: Fraternidade e a vida no Planeta. Provavelmente em parceria com a Pastoral da Educação, pela manhã, dirigido ao Ensino Médio e Ensino Fundamental, em duas manhãs. E, à noite, para o Ensino Superior e Professores. Para final de ano, por setembro (ou outubro), uma palestra muito interessante, com um palestrante bem especial, que cative a todos e dê o recado, podendo incluir música.

Também faremos matéria para o Jornal Estrela Matutina, de União da Vitória, e para o jornal A Fonte, da Diocese de Caçador.

A Equipe demonstrou muito entusiasmo e coesão, antevendo a importância dessa atuação junto à juventude.  Para iniciar, cada Instituição reunirá seu Diretório e representantes das turmas, para apresentar o programa da Pastoral Universitária, buscando divulgar bem sua importância e trocar ideias.

Professor Aluísio diz que sonha com a realização de um curso preparatório para Concursos, para pessoas  menos privilegiadas economicamente, em que professores das diferentes áreas de estudo se disponham a oferecer, gratuitamente, uma ou duas horas de aula, semanalmente, à noite. Essa seria uma forma de a Pastoral contribuir, segundo ele, para o empoderamento da juventude. Esse trabalho merece reflexão, consulta a professores voluntários, se houver, se tiverem tempo e disponibilidade, para que se concretize. Ficou combinado participar da formatura com a mensagem em clipe anteriormente gravado, a ser apresentado durante a formatura aos pais, acadêmicos e familiares. Assim, a Pastoral Universitária espera poder acompanhar o jovem nessa época da vida, em que precisa ser forte, ter um sentido de vida e tomar decisões importantes, enriquecendo seu viver com sabedoria.

O lema do Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos, em Betim, era: “Conectando Vida na tela do saber.”

por: Jussara Leite