Inicial 9 Notícia 9 III Jogos Intercursos da UNIUV foca na integração dos acadêmicos e ação social

III Jogos Intercursos da UNIUV foca na integração dos acadêmicos e ação social

O III Jogos Intercursos do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) inicia apenas no dia 15 de agosto, mas a organização formada pelos acadêmicos e professores de Educação Física já realizaram o Congresso Técnico da competição e também a entrega de alimentos arrecadados a partir das inscrições dos cursos para o evento, para a Associação Casa de Apoio a Restauração Divina (Acardi).

O Congresso Técnico aconteceu ontem (22), reunindo os representantes das equipes com o objetivo de passar informações gerais do regulamento, sobre a abertura, confirmação das equipes e modalidades, inscrição do Garoto e Garota UNIUV, bem como coleta das cestas básicas.

Segundo o professor organizador dos Jogos, Joel José de Lima, o Congresso enfatizou todas as regras e novidades da terceira edição da competição. “Realizamos o sorteio dos grupos do futsal masculino e feminino e os confrontos do Just Dance, que será disputado em eliminatória dupla. Também esclarecemos como serão as premiações nesse ano com a inclusão do troféu para melhor torcida, além da premiação convencional, das modalidades e campeão geral”, relata.

Os treze cursos estão representados nas três modalidades, sendo nove equipes no futsal feminino, doze no futsal masculino e seis equipes no Just Dance. “A novidade desse ano é a partida festiva de futsal entre os professores e um combinado de acadêmicos da instituição, que acontecerá na abertura do evento, objetivando a maior integração entre as equipes e torcidas, pois esse é o objetivo principal da competição”, explica Lima.

Para Lima, os Jogos já se tornaram uma grande festa acadêmica da UNIUV. “A nossa expectativa é positiva, visto que com certo período de antecedência já é possível ver a movimentação dos cursos na organização das torcidas e de suas respectivas equipes. Isso demonstra que os jogos tornaram-se não só um evento tradicional, mas também a grande festa acadêmica da UNIUV”, diz.

Doação de alimentos para a Acardi

Na tarde de hoje (23), acadêmicos e professores organizadores do III Jogos Intercursos entregaram para a Acardi 360 quilos de alimentos arrecadados a partir das inscrições dos acadêmicos na competição.

Os alimentos arrecadados foram arroz, feijão, óleo, farinha de trigo, farinha de milho, açúcar, fubá, sal, macarrão, quirera e leite em pó.

A arrecadação de alimentos é uma ideia do curso de Educação Física. “Nos sentimos orgulhosos pela contribuição dos acadêmicos da UNIUV com os alimentos, pois estamos auxiliando uma instituição extremamente carente e ajudando a universidade no seu trabalho de responsabilidade social”, relata Regina Borini, professora do curso.

Para Lima, um dos grandes objetivos da organização dos Jogos não é seu caráter competitivo. “A intenção é envolver a comunidade acadêmica a auxiliar outras instituições  a partir deste pequeno gesto, que é a arrecadação de alimentos proveniente das inscrições dos Jogos. Esperamos que este gesto seja apenas o pontapé inicial para outras ações de cunho social que possam vir a contribuir com a população carente de nossas cidades”, finaliza.

A partir da decisão de que os alimentos seriam doados para a Acardi, mais alunos aderiram a causa e resolveram ajudar a instituição que sempre passa grande necessidade. Assim, além dos alimentos arrecadados como forma de inscrição para os jogos, alunos de vários cursos trouxeram mais alimentos para a doação.

por: Texto: Bruna Wagner – Doing/Agexcom