Inicial 9 Notícia 9 Indicador do MEC comprova qualidade da Uniuv

Indicador do MEC comprova qualidade da Uniuv

O Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) está entre os melhores centros universitários do Paraná, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), novo indicador usado pelo Ministério da Educação (MEC) para determinar a qualidade de Instituições de Ensino Superior. Esse resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na segunda-feira, 8.

A Uniuv teve nota 244 (em uma escala de zero a 500), alcançando índice 3 (de zero a 5). De acordo com o ranking do MEC, isso significa que a Instituição é o terceiro melhor centro universitário do Paraná, e alcançou pontuação para ficar em segundo lugar em Santa Catarina, onde o primeiro lugar foi o Centro Federal Tecnológico (Cefet-SC), melhor nota entre os Cefets. Com a pontuação obtida, a Uniuv está entre os 38 melhores centros universitários do País. O Reitor Jairo Vicente Clivatti destaca que entre os centros universitários que estão com pontuação maior que a da Uniuv estão 10 Cefets, e que para uma Instituição que tem apenas dois anos como centro universitário, e ainda está aprendendo a trabalhar dessa forma, é um ótimo resultado. “A nossa proposta de qualidade vem sendo cumprida, mas ainda há espaço para crescimento”, afirma.

No total foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas e integradas do País. O IGC sintetiza, para cada instituição, a qualidade de todos os seus cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). No cálculo do indicador são utilizados a média do CPC (Conceito Preliminar dos Cursos), componente relativo à graduação, e o conceito fixado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), para a pós-graduação. Segundo o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o novo indicador servirá para auxiliar os estudantes na escolha de sua universidade.

De acordo com o Inep, para essa primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007. Mas o indicador considera, além do sresultados do Enade, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. De acordo com Clivatti, atualmente, na Uniuv cerca de 60% dos professores possuem mestrado ou doutorado. Segundo ele, somente este ano, perto de R$ 200 mil estão sendo investidos para que esse percentual aumente. Além disso, o terreno que a Instituição recebeu como doação, em São Mateus do Sul, está sendo preparado para que até o final do ano seja iniciada a construção do Núcleo Universitário da Uniuv no Município.

Mais informações sobre o IGC e o ranking completo das IES estão no site do Inep: http://www.inep.gov.br/areaigc