Inicial 9 Notícia 9 Jogos Intercursos da UNIUV promovem integração e reforçam importância da convivência social

Dois anos depois, evento voltou a ser realizado no Complexo Esportivo da instituição

Entre os dias 11 e 19 de agosto aconteceu a VII Edição dos Jogos Intercursos UNIUV, envolvendo equipes de vários cursos em diversas modalidades esportivas. Como de costume as batalhas de Just Dance marcaram a abertura dos jogos, juntamente com o desfile das delegações e foi uma noite de disputa muito acirrada com a versão 2022 do jogo que traz os principais hits do momento.

Nas demais modalidades o acirramento foi de tirar o fôlego. A empolgação e vibração das torcidas empurravam as equipes, que mesmo no frio deram o melhor de si dentro das quadras e também no pebolim.

Para o Reitor da UNIUV, professor Alysson Frantz, a realização dos jogos marca a retomada da vida acadêmica normal e com muita empolgação. “Toda essa festa é digna de celebração, uma vez que o retorno da normalidade das atividades acadêmicas é fundamental para que nossos estudantes tenham a convivência necessária dentro da instituição, o que será uma experiência marcante em suas vidas”, frisa.

Durante a semana de jogos, as torcidas exercem papel fundamental, não apenas para incentivar as equipes, mas como modalidade, e em muitos casos, o título de melhor torcida mexe com a euforia de todos. Batuques, gritos de guerra, vibração e integração são observados em diversos momentos, o que deixa a festa ainda mais empolgante.

Para o Coordenador do Curso de Educação Física da UNIUV, professor Joel de Lima, a realização da edição 2022 dos Jogos Intercursos foi um desafio. “Era um público novo, mas que estava muito ansioso com a realização do evento. Pode até parecer clichê, mas, especialmente neste período pós-pandemia, muitos dos acadêmicos da instituição não se conheciam mesmo sendo do mesmo curso. Ter um objetivo em conjunto propiciou socialização, não só entre acadêmicos do mesmo curso, mas da instituição”, ressalta Joel.

De forma geral, o evento foi um sucesso, com expectativa já criada para 2023 e muitas novidades. “Gostaria de acrescentar que os jogos criam nos acadêmicos um sentimento de pertencimento, pois é o momento em que vivem o curso, se tornam o próprio curso e isso não tem preço. Creio que já existe outro clima na instituição. Alunos trocando ideias sobre o que e como fazer para melhorar no ano que vem. Sem dúvida foi uma redescoberta da normalidade”, completa.

Para a acadêmica de Administração, Patrícia Maria Storti, do sétimo módulo do curso semipresencial, participar de um evento institucional como esse foi sensacional. “Estar competindo pelo curso e interagindo com as turmas foi surpreendente, estávamos o tempo todo vibrando e torcendo. Participar dos jogos intercursos foi uma experiência única e muito marcante, tanto que já estamos nos mobilizando para criar a nova atlética do curso e retornar no próximo ano com tudo”, relata.

Em 2023 a nova edição do evento poderá apresentar outras modalidades, atendendo a pedido dos acadêmicos que sentiram a positividade de participar de um evento esportivo desse porte, totalmente realizado no Complexo Esportivo da UNIUV, que conta hoje com a única quadra de futsal em um raio de 200 quilômetros e capacidade para duas mil pessoas.