Inicial 9 Notícia 9 Matriculados para 2009 na Uniuv contam com programa de bolsas de estudo

Matriculados para 2009 na Uniuv contam com programa de bolsas de estudo

Diariamente, constata-se que um dos motivos que inibe o acesso de estudantes ao Ensino Superior é a falta de recursos econômicos para pagar as mensalidades. Com o intuito de facilitar o ingresso desses acadêmicos o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) está lançando um programa de bolsas de estudo para os cursos que oferece.

Bolsa Primeiro Emprego, Bolsa Fidelidade, Bolsa Portadores de Necessidades Especiais, Bolsa Estágio Interno, Bolsa Atleta, Bolsa Programa Dependência de Renda Familiar, Bolsa Iniciação Científica, Bolsa Monitoria são as modalidades de bolsas de estudo oferecidas na Uniuv.

Entre as oito opções, os estudantes podem escolher em qual se enquadram. Cada modalidade tem características e descontos específicos. Além das bolsas, a Instituição é credenciada no Programa de Financiamento do Ensino Superior (Fies), do Governo Federal que financia o valor das mensalidades, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF).

Vai ter direito a pleitear uma dessas bolsas de estudos o acadêmico que estiver regularmente matriculado e comprovar a renda familiar. Cada situação será avaliada por uma comissão, levando em conta vários critérios além da análise socioeconômica.

Saiba como funcionam as bolsas

Com a Bolsa Primeiro Emprego o estudante que estiver desempregado faz a matrícula e só paga a mensalidade quando conseguir um emprego ou estágio remunerado. O contemplado tem seis meses para conseguir uma colocação profissional, e só começa a pagar a mensalidade no segundo semestre. As mensalidades do primeiro semestre, que não foram pagas, poderão ser pagas no final do curso. As vagas são destinadas a acadêmicos que estudaram em escolas públicas ou foram bolsistas em escolas particulares durante o Ensino Médio. Os critérios de avaliação são socioeconômicos.

Para concorrer à Bolsa Fidelidade, para os cursos de graduação, o estudante matriculado deve ter concluído o Ensino Médio no Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec), ou ser egresso de cursos de graduação ou de pós-graduação na Instituição. Com essa bolsa, o estudante receberá um desconto de 10% nas mensalidades.

O estudante que for portador de alguma necessidade especial tem bolsa garantida na Uniuv. A Bolsa para Portadores de Necessidades Especiais é regulamentada pela Lei Municipal nº. 3.262/2006 e contempla 100% da mensalidade.

Estudantes matriculados nos cursos da Uniuv também podem concorrer à Bolsa Estágio, e trabalhar em um dos setores da Instituição. Na seleção para esse tipo de bolsa são levados em conta critérios socioeconômicos e o desempenho acadêmico, medido por meio das notas do estudante em seu histórico escolar.

A Bolsa Atleta é destinada a atletas que comprovem estar entre as 10 primeiras colocações no ranking da federação esportiva da qual faz parte. Serão concedidas 10 bolsas com descontos de até 80% da mensalidade. Para manter o benefício, o estudante deverá manter-se entre os 10 primeiros no ranking.

As famílias que têm mais de um membro estudando na Uniuv podem se inscrever na Bolsa Programa Dependência Renda Familiar. A relação de parentesco para que seja concedido o desconto de 10% deve ser de pais e filhos, irmãos ou cônjuges.

Com o objetivo de incentivar a pesquisa de maneira integrada ao currículo da graduação, será oferecida a Bolsa Iniciação Científica, no valor de 50% pelo período de um ano, para pesquisas que tenham sua relevância e necessidade comprovada por uma comissão científica.

A Bolsa Monitoria é mais uma alternativa de auxílio à pesquisa, destinada a acadêmicos que realizam trabalhos com a comunidade dos quais resultam projetos de pesquisa. A diferença entre esta e a bolsa de iniciação científica é que, neste caso, os recursos são provenientes de convênios com parceiros da Instituição, como empresas, escolas e associações. Nem todos os cursos da Instituição oferecem essa modalidade de bolsa. Atualmente, o curso de Educação Física oferece bolsas monitoria para estudantes que realizam projetos com a comunidade, como musculação e ginástica para grupos de terceira idade e de aposentados; dança e esportes para crianças; ginástica para mulheres; entre outros.

Além das bolsas, o Fies também é uma opção para quem está com dificuldades em pagar as mensalidades. Neste caso, o estudante financia até 50% da sua mensalidade pela CEF, e começa a pagar o financiamento somente depois que concluir a graduação. A taxa de juros praticada é de 3,5% ao ano para cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos superiores de tecnologia; e 6,5 % para os outros cursos.

Mais informações pelo telefone (42) 3522-1837.