Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Melhor documentário do Brasil em 2013 terá apresentação exclusiva em União da Vitória

Melhor documentário do Brasil em 2013 terá apresentação exclusiva em União da Vitória

Uma história que retrata um pedaço da história do Brasil. É assim o documentário “Nem Casca Nem Caroço – Uma História de Quilombolas” que será apresentado pela primeira vez em União da Vitória, no dia 20 de maio, no Cine Teatro Luz. Logo após a apresentação do filme, às 19h, o diretor Will Martins, e parte de sua equipe, participará de um debate sobre a produção e o tema do documentário. A ideia surgiu do aluno de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Luis Eduardo Wiltner,  que depois de conhecer um dos membros da equipe de produção do filme em um evento na faculdade, manteve contato e convidou os produtores para virem para a cidade. “Muito mais que podermos assistir a um excelente filme, teremos a oportunidade de debater com o diretor sobre o tema que ele escolheu para retratar a cultura brasileira, entender como ele fez essa produção  premiada e ainda saber mais sobre questões técnicas do documentário”, conta animado. Segundo ele, essa é uma chance muito interessante de estar mais próximo de propostas de produções que nem sempre chegam às pequenas cidades.  


Para engrandecer ainda mais o debate, foram convidados os professores Ilton César Martins, coordenador do projeto História da África e da Cultura Afro-brasileira, e Caio Ricardo Bona Moreira, doutor em Literatura, ambos da Unespar de União da Vitória. “A proposta é envolver mais acadêmicos na discussão, por isso, os professores da Unespar também trarão seus alunos. Assim, podemos ter vários olhares sobre o tema. Além disso, as atividades do mundo acadêmico devem ser compartilhados e não restritos dentro da sala de aula”, comenta Wiltner.


A exibição do filme e o debate são abertos ao público e tem entrada gratuita.


 


Sobre o filme


 


Quilombos são comunidades formadas por escravos quando conseguiam fugir dos senhores de engenho. Criavam suas casas e suas famílias às escondidas, enquanto lutavam pela resistência de sua cultura e a busca pela liberdade.  Esses quilombos existem até hoje, e seus residentes – os quilombolas – permanecem na luta por seus direitos e sobrevivência. É essa realidade que o documentário “Nem Casca Nem Caroço – Uma História de Quilombolas” conta. Por meio de uma viagem ao interior do Maranhão, o destino são seis quilombos ligados por uma única estrada. Em cada uma das comunidades visitadas, o documentário mostra o cotidiano dos personagens, ligados pelo mesmo passado de luta e escravidão, onde família, educação, religião, cultura e amor são ferramentas de resistência. O documentário foi considerado o melhor filme nacional de 2013, o melhor documentário, recebeu o prêmio Vale de Cinema e recebeu o troféu da Associação Brasileira de Documentaristas no 36º Festival Guarnicê de Cinema (2013).  


 


Sobre o diretor


 


Will Martins é diretor, produtor, roteirista (com ênfase em scriptdoctor) e assistente de Direção. Cursou Cinema e Vídeo na Universidade do Sul de Santa Catarina, iniciando seu trabalho com audiovisual em 2004. Realizou trabalhos institucionais como diretor de produção e assistente de criação nos últimos anos para os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e o Movimento de Educação de Base. Hoje, é sócio, roteirista e diretor da Novelo Filmes, de Florianópolis.


 


Esse evento tem apoio e patrocínio das seguintes empresas que investem em cultura:


– Pormade Portas


– Condent


– Retorque Car


– Dalbó Restaurante


– Grupo Verde Vale de Comunicação


– Uniuv


– Fundação de Cultura de União da Vitória


– Hotel Riad


 


Serviço:


 


Documentário “Nem Casca Nem Caroço – Uma História de Quilombolas”


Exibição do filme e debate com o diretor Will Martins e os professores Ilton César Martins e Caio Ricardo Bona Moreira


Onde: Cine Teatro Luz – União da Vitória


Quando: 20 de maio – terça-feira


Horário: 19h


Entrada Gratuita


 

por: Divulgação

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo