Inicial 9 Notícia 9 Mostra da Uniuv traz novidades com os cursos de Engenharia

Mostra da Uniuv traz novidades com os cursos de Engenharia

Edição e orientação: Angela Maria Farah e Ana Cristina Bostelmam

A educação é fundamental para o sucesso profissional. Não é diferente para os acadêmicos de Engenharia da Madeira, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), que estão mostrando muitas novidades na XII Mostra Multidisciplinar de Cursos, realizada na instituição nos dias 18 e 19 de maio. Os alunos das três Engenharias, juntos, mostraram a preocupação com o meio ambiente. Os cursos têm como objetivo formar profissionais competentes para o mercado de trabalho, pois nessas áreas há muitas vagas e ainda poucos profissionais para atuar.

Engenharia da Madeira mostra o verdadeiro uso da madeira

O curso de Engenharia da Madeira mostrou aos visitantes do evento o verdadeiro uso da madeira, como na hora de construir uma casa residencial ou na hora de usar a criatividade para se fazer brinquedos. Segundo o acadêmico Ricardo Luis Banin, os alunos de Engenharia da Madeira estão preocupados com o meio ambiente. Por isso, todos estão sendo orientados pelos professores que, ao cortar uma árvore, é necessário replantar outras. O acadêmico comenta ainda que a madeira, mesmo sendo cortada, continua ajudando o meio ambiente, por ser renovável.

Engenharia Ambiental usa resíduo para ajudar o planeta

Os acadêmicos de Engenharia Ambiental estão criando novos materiais de resíduos para ajudar o planeta. O acadêmico Tiago Felipe Guimarães comenta que o curso tem vários projetos e tem o objetivo de repassar esses conhecimentos para a sociedade. Por exemplo, os alunos mostraram tijolos usando argila e iodo de ete, que são resíduos do lixo. Os tijolos, que possuem 10%, 30% e quantidade normal de matéria-prima foram aprovados para serem usados na construção de moradias. Infelizmente, segundo o acadêmico, o tijolo de 40% com seis furos foi reprovado nesse teste.

Além disso, os alunos apresentaram uma maquete que mostrou com detalhes como funciona o processo de biogás. Outra atração foi a explanação da reutilização do óleo de cozinha. Os acadêmicos mostraram que ele pode ser utilizado para produzir material de limpeza de baixo custo para a comunidade.

Casa própria mais barata e material de alto nível em Engenharia Civil

O sonho de ter a casa própria é objetivo de vida de muitas pessoas. Porém, além do alto custo, os materiais de construção usados hoje não ajudam o meio ambiente. Para a acadêmica de Engenharia Civil, Luana Rodrigues, isso já está mudando. Ela comenta que hoje ter uma casa em 45 dias, com perfeição e com material barato, de qualidade e, acima de tudo, ajudando o meio ambiente, é possível. Ela explica o que os alunos de Engenharia Civil apresentaram na Mostra de Cursos: novos blocos de construção da casa própria com 100% de aproveitamento de material.

Rodrigues conta, ainda, exemplificando o cuidado com o meio-ambiente, que com as tecnologias de hoje é possível fazer blocos para o calçamento das vias públicas com um diferencial: ela suga a água da chuva ajudando na preservação do solo.