Inicial 9 Notícia 9 Novo programa de pesquisa é lançado na Uniuv

Novo programa de pesquisa é lançado na Uniuv

No dia 13 de junho de 2011, os professores Adailton Lehrer, Denise Santos Michelan, João Alberto Valcanover, Juliane Boiko, Lisandra Kaminski, Pedro Bom e Renate Ihlenfeld, em conjunto com a Pró-Reitora de ensino, professora Maria Genoveva Esteves e a Vice-diretora acadêmica, Simone Junges, reuniram-se no Centro de Engenharia e Madeira (CEMAD) para deliberar sobre a produção científica acadêmica da Uniuv.

O professor Adailton Lehrer, coordenador do Curso de Engenharia Civil, coordenou os trabalhos iniciais e apresentou proposta para a criação do Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica (PIPA).

A finalidade é proporcionar aos acadêmicos o desenvolvimento de pesquisa, com a possibilidade de trabalhos interdisciplinares, atendendo à necessidade científica da Uniuv e também das sociedades, promovendo e desenvolvendo novas tecnologias da área de ciências exatas.

Segundo Lehrer, as instituições de ensino superior tem papel de grande importância para que programas como o PIPA, sejam colocados em prática. “A função da Universidade é, não só proporcionar aos acadêmicos o aprendizado na área escolhida, mas também, como utilizar este aprendizado para fins aplicáveis e práticos”, comenta

Os alunos já estão desenvolvendo projetos e propostas que serão entregues para análise nas próximas semanas. Quem se interessar pelo programa, terá a oportunidade de buscar mais conhecimento sobre a área desejada e aplicá-la de maneira correta na prática. O principal evento científico da Uniuv, o ENAPROC, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, será a primeira oportunidade dos participantes do programa apresentarem os resultados iniciais ou propostas de pesquisas.

Os acadêmicos interessados em participar precisam ter a disponibilidade e vontade de buscar novos conhecimentos. O tema a ser pesquisado pode ser de autoria própria do aluno ou em parceria com professor da área afim. O trabalho pode ter a participação de até quatro integrantes e para cada inscrição deverá ser redigido um pré-projeto de acordo com as normas da ABNT, – disponíveis no site uniuv.edu.br – . Os pré-projetos deve ser entregue até dia 5 de agosto de 2011. Depois de aprovados, os grupos inscritos deverão cumprir um total de cinco horas semanais dedicadas às pesquisa proposta.

“Vale lembrar que todas as horas que deverão ser cumpridas no desenvolvimento do projeto somam carga para o fechamento das atividades complementares, que são necessárias para a conclusão dos cursos”, ressalta Lehrer.

Os cursos que fomentam o programa nesse primeiro momento são: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Industrial da Madeira.

Mas, de acordo com a professora Dra. Denise Conceição Michelan, a multi e a interdisciplinaridade proposta pelo projeto, são suas características principais.  “O programa deve ser ampliado aos demais cursos com o passar do tempo, pois a interação e a participação do maior número de graduações trarão melhorias ao produto final e enriquecerão a pesquisa”, explica.

A Uniuv busca parcerias e convênios com empresas e universidades do Brasil e do exterior de modo a criar oportunidades para o desenvolvimento acadêmico-científico.

por: Lúcio Passos