Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Obras de arte que contam a história das cidades são doadas para a Uniuv

Obras de arte que contam a história das cidades são doadas para a Uniuv

O final de ano no Centro Universitário da Cidade de União da Vitória está sendo marcado por uma série de fatos e acontecimentos que sugerem um 2014 coroado de êxito, em razão da comemoração dos 40 anos da instituição. A manhã de quarta-feira, 18, foi de surpresa para a Reitoria que recebeu quatro telas e os respectivos croquis, de cenas que contam a história das cidades gêmeas. De autoria de Helga Beate Will Clementino da Silva, os quadros foram doados para a Uniuv, por conta da tradição cultural alimentada ao longo dessas quatro décadas, mediante o compromisso de preservação.


Além de ter uma função social de grande importância no ensino superior e promoção humana, a Uniuv está diretamente ligada com os movimentos culturais da região, incentivando a produção de obras literárias, acadêmicas e, abrigando ainda, a Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE), entidade valorizadora dos talentos regionais.


A Reitoria entende que o gesto é de valor inigualável, pois se trata de reconhecimento e projeção de futuro. “Ficamos muito felizes ao saber da doação, afinal de contas, estamos prestes a completar 40 anos de atuação no ensino superior da região, e não poderíamos receber presente maior”, enfatiza o Reitor Jairo Vicente Clivatti.


O compromisso assumido é de manter a história das cidades por meio da preservação da memória cultural de obras como essas. A reitoria determinou a viabilização da Galeria de Arte a ser construída no piso superior da Biblioteca da instituição e que deve abrigar as telas recebidas. “Trata-se da difusão de nossas origens e esse trabalho é, sem dúvida, um legado que ficará na história da Uniuv por longos anos, servindo como objeto de pesquisa, culto à arte e um elo das novas gerações e seu passado histórico”, completa Clivatti.


O grupo de doadores solicitou à instituição que seus nomes fossem resguardados até que seja inaugurada a galeria.

por: Divulgação

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo