Inicial 9 Notícia 9 Pesquisas em Educação Física realizadas na Uniuv são reconhecidas internacionalmente

Felicidade, orgulho e realização por ter feito um bom trabalho. São esses os sentimentos que marcam a participação do curso de Educação Física do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) no Congresso Internacional de Educação Física, realizado na cidade de Jesús Maria, em Córdoba, na Argentina, de 19 a 21 de setembro. Acadêmicos do curso de Turismo viajaram junto com Educação Física, para participar de um curso no Congresso, além de estudantes de outros cursos que aproveitaram a oportunidade para visitar a Argentina.

Mesmo depois de passar mais de 60 horas (o trajeto de ida mais o trajeto de volta) viajando em um ônibus simples; e alguns tendo dormido com cobertas e travesseiros molhados depois que a chuva molhou o acampamento da equipe, no primeiro dia do Congresso, o que restou dessa viagem de estudos foram os conhecimentos adquiridos nas seções científicas, nos cursos e nos passeios históricos.

De acordo com a professora Simone Aparecida Paludo Ribas, delegada da Federação Internacional de Educação Física (Fiep), 19 artigos científicos, realizados em parceria entre acadêmicos e professores foram apresentados no Congresso. Segundo a professora, a delegação da Uniuv foi a maior representante brasileira no Congresso, com 43 pessoas.

Mesmo recuperando-se de uma fratura no pé, o professor Márcio Flávio Ruaro enfrentou a viagem e apresentou dois artigos relacionados à sua pesquisa de mestrado. O coordenador do curso de Educação Física da Uniuv, professor Cezar Grontowski Ribeiro não pôde acompanhar o grupo até a Argentina, mas três acadêmicos apresentaram artigos feitos em parceria com ele, na seção científica.

Foram 14 os artigos apresentados pela professora Simone Ribas, em parceria com acadêmicos. Segundo ela, tanto os temas como a metodologia das pesquisas apresentadas pelos acadêmicos da Uniuv foram elogiadas pela equipe organizadora do Congresso. Ela relata que ficou emocionada quando o tesoureiro mundial da Fiep, professor Almir Adolfo Gruhn, elogiou as pesquisas realizadas na Uniuv, dizendo que se pode aprender com essa instituição como se faz pesquisa científica. Para os acadêmicos foi uma realização, pois, após as apresentações, eles receberam questionamentos sobre suas pesquisas, demonstrando o interesse despertado em estudantes e profissionais de diversos países latino-americanos.

Pelo fato de Ribas ser delegada da Fiep, os acadêmicos da Uniuv tiveram algumas vantagens, como o camping gratuito e custos mais baixos para apresentar trabalhos, participar dos cursos e dormir nos alojamentos. Na abertura do evento, a delegada da Fiep recebeu, juntamente com um professor paraguaio, um troféu como homenagem. A delegação brasileira foi homenageada pela delegação paraguaia, com uma apresentação de dança com trilha sonora composta de músicas baianas.

Este ano, mais uma vez, o grupo de dança Uniuv Dança se destacou na abertura do Congresso da Fiep. Formado por acadêmicos de diversos semestres, o grupo homenageou o intercâmbio entre Brasil e Argentina, proporcionado pelo Congresso.

Desde seu primeiro ano de funcionamento, o curso de Educação Física da Uniuv vem sendo representado no Congresso Internacional de Córdoba. Em 2003, o grupo de Uniuv Dança se apresentou na abertura do evento. Na mesma ocasião, Ribas apresentou sua pesquisa sobre a natação na terceira idade, em uma mesa redonda. Em 2006, Ribas apresentou, juntamente com a psicóloga e professora da Uniuv Elizabeth Ulrich, uma pesquisa sobre a relação das atividades aquáticas com a melhora da autoconfiança nos idosos. Em 2007, Ribas apresentou, no Congresso Internacional de Córdoba, um artigo sobre a realidade da Educação Física na região, no âmbito escolar. O Congresso é promovido pela Fiep, anualmente, e conta com participantes de toda a América Latina.

A Fiep foi fundada em 1923, em Bruxelas, capital da Bélgica. A entidade favorece o desenvolvimento de atividades físicas, educativas e recreativas e contribui para a cooperação internacional nessa área. Mais informações sobre o Congresso Internacional de Educação Física da Argentina, podem ser encontradas no site do evento www.fiep.com.ar

Clique aqui e veja o vídeo da apresentação do grupo Uniuv Dança, na abertura do Congresso.

Na foto em destaque, o grupo Uniuv Dança homenageia Argentina em sua apresentação.