Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária ministra palestra na Uniuv

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária ministra palestra na Uniuv


Na quinta-feira,27 de outubro, o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) recebeu a visita de José Mário Schreiner, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG ), Presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AR/GO) e Vice-Presidente do Conselho nacional de Agricultura (CNA).


Schreiner, Filho de Érich e Maria Angélica, residentes em Porto União(SC), formado em Agropecuária pela UFSC, é empresário rural na área da agricultura (cereais e algodão) e pecuária de corte, nos municípios de Mineiros, Portelândia e Perolândia (GO), trabalhando também com armazenagem e beneficiamento de algodão. Também fundador da rádio Verde Vale de Mineiros.


Devido a sua participação incessante e efetiva em diversos cargos relativos ao setor, recebeu o título honorífico de Cidadania Goianiense e foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, pelo governo de Goiás.


O palestrante apresentou, com desenvoltura, um balanço da situação da agricultura no país, setor que está cada vez mais forte e em que o Brasil se destaca no contexto mundial.


Falou ainda da necessidade de profissionais formados para levar adiante a crescente agricultura, do trabalho que tem sido feito para descontruir uma antiga imagem,  um tanto negativa, que pesava sobre o termo “colono”. “Hoje, com os avanços da tecnologia e da ciência aplicada, o colono, em geral, está bem de vida, e tem competência técnica e cultura. Tanto é que teremos alguma dificuldade num futuro próximo, se não houver estrutura suficiente para o escoamento de nossa ascendente produção”, revelou Schreiner.


A palestra chamou especial atenção da juventude pela ênfase dada na necessidade de uma participação política ativa e consciente, visando ao alcance dos objetivos de seu interesse, desde a política local, até a estadual e nacional, ligando-se a associações e a grupos organizados, que apresentem projetos aos candidatos e depois possam cobrar tais realizações.


Para a Pró- reitora de Extensão e Cultura, Fahena Porto Horbatiuk, foi uma palestra bastante esclarecedora e motivadora. “José Mário captou plenamente a atenção dos acadêmicos dos diversos cursos que compunham a plateia e que, ao final, pediram que ele retornasse, trazendo mais dados de sua preciosa experiência e desse ânimo que impartiu”, disse.


  

por: Divulgação

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo