Inicial 9 Notícia 9 Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIUV cria projeto de integração com escolas da região

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) com o objetivo de buscar a integração entre a universidade e a comunidade escolar da região, criou o projeto UNIUV vai à Escola. O projeto cumpre umas das atribuições do estatuto da Fundação, que expressa promover a extensão, aberto à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural, da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Segundo o Pró-Reitor, Wanilton Dudek, a proposta é levar minicursos e palestras produzidas pelos colegiados da instituição para alunos das escolas públicas e privadas da região. “Por meio de projetos produzidos pelos professores dos nossos colegiados, contando com a participação dos acadêmicos, a ideia é levar conteúdo das diversas áreas que a instituição atua às escolas em um período quinzenal ou mensal”, relata.

O curso de Sistemas de Informação já iniciou as atividades com a realização de uma palestra dos professores Edna Trebien e Marcos Nielsen, no dia 12 de abril, no Colégio Estadual São Cristóvão. O tema da palestra foi Nuvem: o mundo cada vez mais conectado, tratando de assuntos como a conceituação de Cloud Computing, como esse tipo de computação influencia o nosso dia-a-dia, quais serviços em nuvem nós usamos para melhorar a qualidade de vida, os perigos advindos desse uso, as consequências do uso indiscriminado e principalmente como se proteger.

A partir da palestra, o curso está oferecendo minicursos gratuitos abertos para a comunidade aos sábados de manhã, nos laboratórios de informática da UNIUV, sobre como utilizar a tecnologia da informação com segurança e tranquilidade. As duas primeiras turmas já encerraram as inscrições pela grande adesão após o término da palestra no Colégio São Critóvão, motivando o estudo para a abertura de turmas aos sábados, no período vespertino, caso haja o fechamento do número mínimo de participantes.

Os cursos de Engenharia Ambiental e Educação Física estão realizando palestras nos colégios de Bituruna, com temas ligados à área de saúde e sustentabilidade. Em General Carneiro, será realizado um workshop de fotografia, por meio dos cursos de Comunicação Social. Em União da Vitória, colégios participarão de palestras ligadas aos cursos de Jornalismo e Engenharia Ambiental.

por: Divulgação