Inicial 9 Notícia 9 Professor Carvalho é membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná

Professor Carvalho é membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná

Difícil encontrar alguém, em União da Vitória e Porto União, que tenha estudado contabilidade e não tenha sido seu aluno. Não é fácil precisar, mas com 40 anos de profissão e 35 de sala de aula da área, o professor do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) Luiz Francisco Carvalho já formou muitos profissionais, na teoria e na prática.

Mas o reconhecimento em nível estadual do seu trabalho veio este ano, quando tomou posse da cadeira número 13, na Academia de Ciências Contábeis do Paraná. A cerimônia especial foi realizada no Clube Concórdia, em Porto União, no dia 11 de outubro. A Academia fica em Curitiba, e a maior parte dos membros é de lá, apenas dois ou três são do interior, segundo Carvalho. Para a realização dessa cerimônia, a diretoria se deslocou a Porto União. Para o professor, que é um dos fundadores da Uniuv, foi uma realização. “É o degrau mais alto da intelectualidade contábil”, orgulha-se.

De acordo com Carvalho, a votação para que ingressar na Academia de Ciências Contábeis foi realizada em 2007, e anunciada no início de 2008. A escolha é feita com base nas indicações feitas por membros da Academia, após rigorosa análise do currículo. Carvalho foi um dos maiores incentivadores do curso de Ciências Contábeis, e seu primeiro coordenador. Atualmente, é responsável por coordenar os trabalhos de conclusão de curso dos estudantes desse curso.

Carvalho começou a trabalhar com contabilidade aos 13 anos, no escritório do pai. Fez o curso Técnico em Contabilidade, formou-se em Ciências Contábeis e em Letras, e especializou-se em Economia Empresarial. Paralelamente aos compromissos com o seu escritório de contabilidade, começou a lecionar em cursos técnicos de contabilidade e nos cursos da Faculdade Municipal de Administração e Ciências Econômicas (Face), atual Uniuv.

A Academia de Ciências Contábeis do Paraná é composta por 40 membros, completou 31 anos, em 2008, e tem como objetivo congregar contabilistas de alto saber e boa reputação a estimular o desenvolvimento cultural, promover solenidades cívicas e comemorativas de acontecimentos históricos e relevantes da contabilidade. O profissional que for indicado para fazer parte da Academia precisa ter publicado trabalhos na área e ter sido reconhecido com notável saber contábil.

Na foto em destaque, Carvalho aparece ao lado de seus colegas de trabalho na Uniuv, Rosidete Maria Karpinski da Costa, Josiane Bendlin Gasparoto, Nordi Peruzzo e Clóvis Tilgner de Souza.