Inicial 9 Notícia 9 Professor da Uniuv embarca para intercâmbio nos EUA

Professor da Uniuv embarca para intercâmbio nos EUA

O fotógrafo e jornalista Lúcio Passos, reconhecido estadualmente pelo seu trabalho, surpreendeu mais uma vez: foi selecionado para o programa de intercâmbio do Rotary Club (Distrito 4740), o Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE). O processo de seleção aconteceu em Joaçaba – SC, no dia 10 de outubro do ano passado, e reuniu 15 candidatos que disputaram quatro vagas. A prova foi oral e de conhecimentos gerais e específicos sobre o Brasil e Estados Unidos e outra de proficiência em Inglês.

Passos segue para os Estados Unidos no domingo, 12, e desembarca em Atlanta. De lá, segue para Little Rock, rodando o Arkansas – Estado que concentra muitos estúdios de fotografia. Durante o intercâmbio, o fotógrafo fará palestras nos Rotarys, sobre o Brasil e a profissão que atua, acompanhando mais quatro colegas de viagem não-rotarianos de outras cidades do estado. “Vamos visitar também diversas universidades americanas e conhecer o modelo de ensino superior deles”, comenta Passos, que representará o Rotary Club de Porto União.

O fotógrafo fica um mês nos Estados Unidos e, como passou na prova, viaja com todas as despesas pagas. Para ele, o objetivo da viagem é amadurecer como ser humano e tomar contato com o campo profissional para oferecer aos seus clientes e, principalmente, aos seus alunos do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), novos métodos e técnicas de fotografia e fotojornalismo – paixão declarada do profissional. “Quero desenvolver novas técnicas e aprender um pouco mais sobre a cultura dos EUA. Já fiz contatos com os profissionais das cidades por onde vou passar e todos foram muito receptivos. Será uma experiência incrível!”, enfatiza.

Com apenas 31 anos, o fotógrafo já carrega no currículo cursos de peso como especialização e mestrado na área, além de atuar como professor universitário e manter um estúdio há três anos. Aventureiro por natureza, Passos confessa que pretende aproveitar para usar uma moto e o seu olhar experiente para registrar sua passagem por lá. “Se sobrar um tempo vou alugar uma Harley Davidson e deixar minha imaginação se materializar por meio das lentes de meu equipamento. Vou trazer muito conhecimento na bagagem”, finaliza Passos.

IGE – O Intercâmbio de Grupo de Estudos é fomentado pelo Rotary Internacional. Podem participar profissionais graduados com, pelo menos, dois anos de diploma, entre 30 e 40 anos, e a seleção é feita anualmente, por distrito.

Sobre Lúcio Passos:

Formado em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Lúcio Passos possui especialização em Estratégias da Comunicação e mestrado em Comunicação e Linguagens também pela UTP. Atualmente é professor de fotografia nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uniuv. Paralelamente, em 2006, montou o estúdio Lúcio Passos Fotografia, onde produz books, fotos comerciais, industriais, arquitetura e de publicidade. Com o reconhecimento pela qualidade do trabalho, Passos é procurado por grandes empresas do Paraná e Santa Catarina para a produção de fotos, além de cobrir eventos.

Contato:

Lúcio Passos