Inicial 9 Notícia 9 Professora do curso de Comunicação da Uniuv participa de pesquisa em ciberjornalismo

A professora do curso de Comunicação Social, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Ana Cristina Araujo Bostelmam, vai passar o mês de março em Florianópolis, participando de um grande projeto de pesquisa em ciberjornalismo, envolvendo quatro universidades brasileiras. Devido ao tema que está estudando para sua dissertação de mestrado, As agências de comunicação no processo de convergência de meios, a professora recebeu uma bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad). Esse é o chamado mestrado sanduíche, em que os mestrandos passam um tempo em outra instituição de ensino superior desenvolvendo suas pesquisas.

Fortalecer as relações já existentes entre os principais pesquisadores do ciberjornalismo no Brasil; estabelecer a metodologia mais apropriada para o estudo dos diferentes aspectos do ensino do jornalismo digital; e elaborar um estudo sobre o estado da arte das pesquisas sobre o ensino do ciberjornalismo no Brasil. Esses são os objetivos do projeto, que envolve a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), na qual a professora está cursando mestrado em Comunicação e Linguagens.

Segundo Bostelmam, o projeto é importante para o desenvolvimento das pesquisas da comunicação digital, que vem se mostrando uma grande tendência da comunicação. Os professores coordenadores do projeto, Marcos Palácios, Beth Saad, Elias Machado e Cláudia Quadros, são pesquisadores que são referência nacional na área.

De acordo com a professora, é graças à política de incentivo a qualificação docente da Uniuv que ela está conseguindo aproveitar ao máximo essa bolsa. “Essa troca de conhecimentos e experiências que está acontecendo entre os professores e alunos de instituições de ensino diferentes dá mais ênfase ao tema e, com as pesquisas, poderei levar para sala de aula todas as novidades da área. Com isso, a Uniuv também fará parte da rede de contatos do projeto”, explica.