Inicial 9 Notícia 9 Professores de Comunicação participam de Congresso

Professores de Comunicação participam de Congresso

A etapa regional do maior congresso de Comunicação Social do Brasil aconteceu entre os dias 31 de maio e dois de junho, no oeste catarinense, com organização dos professores e acadêmicos da Unochapecó (SC). Ao todo foram mais de dois mil inscritos, sendo considerada a maior edição do evento em participação desde que surgiu há 35 anos. O tema central do Intercomsul 2012, como é conhecida a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, foi Esportes na Idade Mídia: Diversão, Informação e Educação. As atividades iniciaram com o credenciamento dos congressistas durante todo o primeiro dia e no período da tarde já com apresentações de trabalhos no EXPOCOM, Divisões Temáticas (DT’s), Intercom Jr, Mesas Redondas, Oficinas e muita descontração nos palcos alternativos.

A abertura oficial aconteceu na quinta-feira, 31, à noite no Centro Cultural de Eventos de Chapecó, com capacidade para mil pessoas. O presidente da Intercom, Prof. Dr. Antônio Carlos Hohlfeldt, no discurso de abertura enfatizou o crescimento da produção acadêmica da Comunicação Social do Brasil e anunciou o recorde de participantes entre todas as edições. Em seguida foi prestada uma homenagem ao professor Dr. José Marques de Mello, grande teórico da comunicação e um dos responsáveis pela implantação do curso de jornalismo da Unochapecó. Finalizando a solenidade, o jornalista e professor, Dr. Juremir Machado falou sobre a A Copa e o imaginário midiático.

Já no mês de junho, a sexta feira ficou marcada pela continuidade dos trabalhos, visitação e interação entre os professores e alunos. Os professores e coordenadores dos Cursos de Comunicação Social da Uniuv, Lúcio Kürten dos Passos e Julliana Biscaia, participaram como mediadores do EXPOCOM 2012, evento em que os estudantes de graduação de qualquer período podem inscrever trabalhos nas categorias: Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação, divididos em subcategorias. As professoras Ana Cristina Bostelmam e Angela Farah também participaram do congresso e apresentaram artigos nas DT’s.

Para o Coordenador de Jornalismo, Lúcio Passos, o nível dos papers de graduação estava muito bom, revelando um perfil padrão dos acadêmicos de jornalismo. “Percebi uma produção técnica bastante elevada em termos de qualidade o que revela um comprometimento com a profissão e com os estudos”, diz.

Passos aproveitou também para estabelecer algumas parcerias com outras instituições de ensino para futuras ações, além de conhecer toda a infraestrutura da instituição organizadora do evento.

Julliana Biscaia, Coordenadora de Publicidade, trouxe várias novidades para o curso e algumas delas serão aplicadas ainda neste semestre. “São propostas de ações de desenvolvimento de campanhas com ações reais de mercado que estimulam a produção da publicidade e também motivam os acadêmicos”, conta.

Entre os resultados positivos e práticos da participação no Intercomsul 2012 vale destacar o intercâmbio que a Uniuv e a Unochapecó pretendem desenvolver ainda este ano para a reativação da Agexcom (Agência Experimental de Comunicação – Uniuv) com base no modelo de funcionamento da ACIN (Agência de Comunicação Integrada – Unochapecó).

“A proposta é bem simples e visa um trabalho de equipe entre os nossos alunos e os alunos deles para a ampliação das atividades práticas de uma agência de comunicação”, explica Julliana.

Outra ação que vai mexer com os alunos é a realização do I Madrugadão de Comunicação, em comemoração aos 10 anos de curso e inspirado em outras instituições, como forma de estimular a aplicação prática dos conceitos de comunicação em um curto espaço de tempo.

mais informações sobre como foi o evento podem ser acessadas pelo site: http://apps.unochapeco.edu.br/intercomsul/

por: Divulgação