Inicial 9 Notícia 9 Projeto de conclusão de disciplina alerta para os perigos da Aids e DST

Projeto de conclusão de disciplina alerta para os perigos da Aids e DST

Os alunos do quarto período do curso de Publicidade e Propaganda da Uniuv, em seu trabalho de encerramento da disciplina de Produção Gráfica, receberam a tarefa de distribuir preservativos e folders explicativos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s)  e Aids, espalhando displays criativos instituídos por eles em locais de grande circulação.

A proposta foi criar uma iniciativa de proteção e gerar algum debate sobre o assunto que se encarado como um tabu pode comprometer definitivamente a saúde dos jovens universitários, pois, de acordo com o relatório divulgado pela Unaids, as infeções por HIV caíram no mundo, mas estão crescendo no Brasil, subindo 11% entre 2005 e 2013.

O maior crescimento de casos de Aids no Brasil está entre jovens de 15 a 24 anos, de acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Em oito anos, foram 29.731 casos da doença neste grupo da população.

Os projetos contaram com o apoio do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde de União da Vitória, que forneceu os folders e preservativos. Com a iniciativa, foram distribuídos através dos trabalhos dos alunos, mais de 300 preservativos e igual quantidade de material explicativo.

De acordo com o professor Fernando Gohl, foram quatro displays: 1) Manequim vestida com preservativos destacáveis; 2) Cofre de proteção à saúde aberto com preservativos; 3) Pote de doces com preservativos camuflados de pirulitos; 4) Aplicação na parede de marinheiro e marinheira com caixa de preservativos.

por: Divulgação