Inicial 9 Notícia 9 Publicidade e Jornalismo são destaques na Mostra e revelam dia a dia da comunicação

Edição e orientação: Angela M. Farah e Ana Cristina Bostelmam

O curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, juntamente com os outros cursos do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), organizou a XII Mostra Multidisciplinar de Cursos, realizada entre os dias 18 e 19 de maio, com o objetivo de informar a respeito da estrutura acadêmica de seus cursos de graduação. Além de ajudar na escolha de um curso para o estudante que ainda está indeciso, o evento trouxe a todos que visitaram o setor de Comunicação Social a história, os campos de atuação e o dia a dia de um jornalista e de um publicitário.

Durante todo o evento, do primeiro ao quinto semestre dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, os acadêmicos ficaram responsáveis por algumas tarefas que refletirão no seu futuro profissional. O sétimo semestre não participa, pois neste ano é dado prioridade para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Semiótica foi o tema abordado pelos acadêmicos do primeiro semestre do curso. Tal assunto estuda os signos, que é tudo o que significa. A semiótica ajuda a entender como as pessoas interpretam mensagens, interagem como objetos, pensam e se emocionam. “Uma aliança, um gesto, a proximidade entre as pessoas, códigos, fórmulas, linguagem surdo e mudo, as mais diversas marcas, cultura, aprendizagem. O primeiro semestre relacionou a semiótica com a Publicidade”, explica a professora Fahena Porto Horbatiuk.

Já o terceiro semestre de Jornalismo ficou responsável por escrever as matérias para o blog de Comunicação da Uniuv. Os acadêmicos de Publicidade e Propaganda interagiram com colegas e visitantes da Mostra, simulando um talk show no Laboratório de TV. A cobertura em TV da Mostra foi a função dos alunos do quinto semestre de Jornalismo, enquanto Publicidade mostrou aos visitantes como funciona e como revela uma foto em preto e branco no laboratório de fotografia.

Jornalismo e Publicidade: cursos que andam juntos

Jornalismo e Publicidade andam lado a lado, com características aproximadas, por exemplo, trabalhar sobre pressão. Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, Lúcio Kurten dos Passos, um aspecto fundamental que um jornalista precisa e deve possuir é o interesse. “O interesse em conhecer outras culturas, em fazer novas amizades, em se tornar um intelectual e, ao mesmo tempo, ter muita vontade de pesquisar”, explica o professor.

A partir desse evento, promovido pela Uniuv todos os anos, a pretensão maior é de trazer novos alunos, que se esforcem até o fim para construir uma carreira profissional de sucesso. Porém muitos alunos desistem logo no primeiro ano, por diversos motivos. Segundo a professora e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Julliana Biscaia, muitos dos seus alunos desistiram por dificuldades financeiras ou por não pesquisar melhor sobre o curso e durante seu andamento perceber que aquilo não é o queria. A distância também é motivo, pois muitos acadêmicos são de outras cidades próximas à União da Vitória.

Serviço

A XII Mostra de Cursos ofereceu oportunidade para a realização de inscrições para o vestibular de inverno, que puderam ser feitas na secretaria ou também pelo site da Uniuv. A taxa é de R$ 20 e o vestibular acontece no dia 27 de junho.