Inicial 9 Notícia 9 Reiniciam atividades de pesquisa e extensão do curso de Educação Física da Uniuv

Com o objetivo de melhorar os hábitos de vida de trabalhadores, estudantes e idosos o curso de Educação Física do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) iniciou seus projetos de extensão com a comunidade para este ano. As aulas são ministradas por acadêmicos monitores, que passam por uma seleção, e são coordenados pela professora Simone Aparecida Paludo Ribas.

Segundo Ribas, a melhora nos hábitos de vida é responsável pela boa qualidade de vida das pessoas que participam dos programas oferecidos pela Uniuv, pois representa mudança de atitude diante da vida. Este ano estão em funcionamento turmas de musculação para soldados do Corpo de Bombeiros de Porto União; de musculação e futsal para funcionários da Pormade Portas de Madeiras Decorativas; de musculação e de ginástica para associados da Associação de Aposentados de União da Vitória; de ginástica e de musculação para a Terceira Idade; de dança para alunos do Colégio Coração de Maria, do Bairro São Basílio Magno; de futsal, basquete, tae kwon do, musculação, ginástica e dança para estudantes do Coltec; e de musculação, ginástica, dança, futsal e basquete para estudantes e professores da Uniuv.

Com duas turmas de musculação e duas turmas de ginástica, o convênio entre a Associação dos Aposentados de União da Vitória com a Uniuv é um dos mais representativos, atualmente. Existem algumas vagas para essas turmas, e os interessados devem entrar em contato com a Associação e retirar a guia de inscrição. Mas aqueles que não forem associados e tiverem mais de 55 anos também podem usufruir dessas atividades. O convênio com o Colégio Coração de Maria é novo, e as aulas de dança já iniciaram, com duas turmas. A Pormade é parceira desde o início e a cada ano esse convênio vem-se consolidando, mediante a seriedade que as duas partes vêm demonstrando. A empresa acabou contratando uma ex-acadêmica que deu aulas de dança para as filhas de seus funcionários, no programa de monitoria realizado durante o curso.

Os projetos de musculação e ginástica com os estudantes do Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec) e da Uniuv têm como objetivo, além de oferecer uma vida mais saudável, fazer com que os familiares também participem dessas atividades. Além das duas modalidades, são oferecidas para esses estudantes, e também para os professores, aulas de futsal, basquete, tae kwon do e dança.

Para a coordenadora, principalmente os programas de atividades físicas para os bombeiros, para os funcionários da Pormade e para os estudantes, funcionários e professores da Uniuv merecem destaque, pois têm como meta fazer com que essas pessoas dêem um tempo para elas mesmas, cuidando da saúde, de forma orientada.

Sim, é importante que a prática de atividades físicas seja orientada por profissionais de Educação Física habilitados, pois, de acordo com Ribas, que é mestre em Educação Física e membro do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (Cref-PR), a prática de atividade física por si só não traz benefícios para os praticantes, pois sem orientação adequada, a chance de ocorrerem lesões é grande. Por esse motivo, ela enfatiza a importância de se procurar um profissional habilitado para indicar a atividade física e a intensidade mais adequada para cada situação.

A experiência de quatro anos oferecendo a chance de estudantes aperfeiçoarem os conhecimentos obtidos em sala de aula como monitores em projetos de pesquisa e extensão faz com que o colegiado do curso de Educação Física ateste o sucesso dessa prática. “Todos os acadêmicos que foram monitores estão atuando na área de educação física e muitos conseguiram seu primeiro emprego devido à participação em monitorias. Ainda na graduação, esses acadêmicos apresentam uma percepção melhor das atividades profissionais, além de demonstrarem mais iniciativa”, atesta Ribas.

Serviço:

Inscrições:

Tesouraria da Uniuv

Mais informações:

Simone Ribas (42) 8813-6643 ou spaludoribas@yahoo.com.br

Foto de uma das primeiras aulas de ginástica para idosos, do ano passado.