Inicial 9 Notícia 9 Rondonistas relatam experiência no norte do país

Rondonistas relatam experiência no norte do país

A emoção tomou conta dos Rondonistas da Uniuv na noite de terça-feira, 6, quando fizeram um breve relato aos colegas de curso na sala de eventos da instituição. Os participantes da Operação Forte do Presépio, realizada no município de Governador Nunes Freire (MA), exibiram um vídeo e contaram como foi levar a extensão universitária a regiões carentes do Brasil, cerca de 3500 quilômetros de casa.

Emocionada, a professora Renata Santana falou da experiência e das mudanças e transformações sofridas por cada um durante a realização das 40 oficinas ministradas entre os dias da duração do Projeto Rondon.

O professor líder, Wilson Carlos Eckl, Coordenador de Engenharia Civil, fez um agradecimento especial à Uniuv por viabilizar e dar condições da equipe tomar parte de um seleto grupo de voluntários que sacrificaram as férias para promover cidadania. As atividades desenvolvidas na cidade com aproximadamente 25 mil habitantes foram realizadas em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam – MG).

“Participar do Projeto Rondon, é aprender na maior sala de aula do Brasil, é conhecer uma realidade que muitas vezes parece-nos tão distante. Um povo sedento por conhecimento, por incentivos, esse é o povo que encontramos em Governador Nunes Freire. Nessas duas semanas em que passamos trabalhando, ensinando e aprendendo, eu tive um grande crescimento como ser humano e cidadão, porque aprendi que vivo com muito, enquanto há muitos que sobrevivem com muito pouco. Olhar com olhos de compaixão ao nosso próximo, lutar em prol de uma sociedade mais justa. Isso faz parte da bagagem que trouxemos, uma bagagem lotada de fatos que vivenciamos, nessa experiência tão gratificante. Hoje, resta-me a saudade e um sentimento de orgulho e satisfação por ter participado do Rondon”, exclama Edimar Grossklaus, acadêmico do 10º semestre de Engenharia Civil.

Em seu pronunciamento, o Reitor da Uniuv, Jairo Vicente Clivatti, enalteceu o trabalho da equipe, dos professores e reconheceu o empenho da Vice-Diretora Acadêmica, Vivian Guimarães, por conduzir com autoridade o andamento de projetos dessa natureza. “A Uniuv é movida por pessoas comprometidas com a seriedade e é dessa maneira que conseguimos fazer a diferença”, disse.

Clivatti recebeu o troféu e o certificado que fez questão de repassar à professora Vivian, como forma de agradecimento pelo empenho e dedicação.

Na mesma ocasião, o Reitor relatou brevemente dos procedimentos e o conjunto de ações que estão sendo feitas para a transformação da Uniuv em Universidade, dos 12 concursos públicos que estão em andamento e estão sendo organizados e de propostas futuras para expansão da instituição.

por: Lúcio Passos