Inicial 9 Notícia 9 Rondonistas são recebidos com hospitalidade em São João do Triunfo

Rondonistas são recebidos com hospitalidade em São João do Triunfo

Em São João do Triunfo, a quinta-feira (26) foi cheia de atividades feitas pelos Rondonistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),  e da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), que ministraram diversas oficinas ao longo  do dia. Durante a manhã, realizaram dinâmicas com crianças da Casa Lar, ensinando-as a fazer amoeba, e também oficina de informática como ferramenta empreendedora para crianças e adultos, e a oficina de saúde bucal do idoso, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do município.

Já no período da tarde, foi ensinado pelos Rondonistas como fazer produtos de limpeza caseiros, para cerca de 20 mulheres no SCFV GILEADE, oficina de direitos do idoso no CTG, oficina de atenção integral a família – PAIF e PAEF, e oficina de promoção para uma linguagem não violenta, com as crianças, para ensiná-las sobre a importância de aceitar as diferenças dos outros.

Os Rondonistas Escoteiros que participam da Operação na cidade chamaram a atenção das crianças, que se interessaram pelo Escotismo, e por isso apresentaram a ideia de criar um grupo Escoteiro na cidade para o Vice-Prefeito, Geraldo Chaves Alves. Um dos Rondonistas que apresentou a proposta foi Erick Heidemann Leal, estudante da UFPR, e acredita que as atividades dos Escoteiros são importantes para a comunidade. “As crianças já nos perguntaram sobre o que é os Escoteiros, o que fazemos e como participar, visto isso, viemos falar com o Vice-Prefeito para a possiblidade de abrir um grupo aqui”, conta.

O Vice-Prefeito Geraldo se interessou bastante com a ideia de levar o Escotismo para sua cidade, assim como se prontificou quando a Operação Rondon foi ofertada para seu município. “ São João do Triunfo está muito contente, porque os Rondonistas fazem um trabalho diferente, eles estão aqui porque querem, e nossa equipe está mobilizada pra receber bem à todos para que levem uma boa impressão da nossa cidade, e que nossa população seja muito bem atendida”, explica.

Um exemplo da hospitalidade do município para os Rondonistas é o local onde estão alojados, e a forma que a equipe da prefeitura procura deixá-los confortáveis. A assistente social Ana Paula Halila é uma das pessoas que buscam trazer conforto para os Rondonistas, deixando recados e presentes para eles todos os dias, em agradecimento ao seu trabalho voluntário para a comunidade. “Eles fazem um papel muito importante, principalmente na área social, porque ajudam as pessoas a melhorarem sua auto estima e serem mais independentes”, relata.

Todos os dias, mais de 100 pessoas aprendem mais com os Rondonistas em São João do Triunfo, 78% da população mora na área rural. As oficinas continuam até o dia 3 de agosto, em todas as cidades parceiras da Operação Rondon.

por: Equipe de Comunicação da UNIUV no Rondon