Inicial 9 Notícia 9 Simpósio de Engenharia Ambiental movimenta Uniuv

Simpósio de Engenharia Ambiental movimenta Uniuv

A segunda edição do Simpósio de Engenharia Ambiental, organizado pelos acadêmicos do 7º semestre do curso, aconteceu entre os dias 8 e 10 de junho, na sala de eventos do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Direcionado aos professores, alunos, profissionais da área e interessados, o evento totalizou 237 participantes. A ideia de promover o simpósio partiu da necessidade de dinamizar, de estar em contato com profissionais que atuam fora da cidade, aumentando o interesse e aprendizado dos acadêmicos.

Para a realização do evento o curso teve o apoio da própria instituição e da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM). A inscrição foi gratuita e pediu-se a colaboração 1 quilo de alimento não perecível ou uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho.

Além dos professores e dos 105 graduandos de Engenharia Ambiental, participaram também professores e alunos do curso de Geografia da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (FAFIUV), alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Túlio de França, do CEBREP e também alguns alunos de Ciências Contábeis.

Os três dias de evento foram divididos em três partes: pela manhã, foi oferecido o Mini Curso de Engenharia de Cemitério, com aula em sala e visitação ao cemitério local. No período noturno palestrantes de diversas especialidades falaram de temas atuais e de preocupação mundial, como saneamento básico, direito ambiental, conservação da biodiversidade e construção sustentável, entre outros. No intervalo entre as palestras, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos científicos produzidos por eles e já analisados por uma pré-banca.

A professora Elaine Ribeiro, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, revela que o evento vem crescendo e amadurecendo a cada edição. “A perspectiva para os próximos anos é que o Simpósio seja inserido no calendário escolar da instituição, podendo ampliar ainda mais o número de participantes”, revela.

O Simpósio de Engenharia Ambiental acontece anualmente no mês de junho como uma abertura para a Semana das Engenharias, que este ano será entre os dias 29 de agosto à primeiro de setembro, conta com a participação dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Industrial da Madeira, visando o entrosamento entre os acadêmicos e os empresários da região.

por: divulgação