Inicial 9 Notícia 9 Talk Business envolveu os cursos de Ciências Contábeis, Administração, Engenharia de Produção e Secretariado Executivo da UNIUV

Os cursos de Ciências Contábeis, Administração, Engenharia de Produção e Secretariado Executivo do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) promoveram dos dias 06 a 09, o evento Talk Business – Inovação como Desafio Estratégico.

O evento contou com palestras, mesas redondas e a Mostra de Criatividade e Marketing Empresarial. Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis e também organizador, Odelir Cachoeira, o evento foi a oportunidade dos alunos reciclar e atualizar seus conhecimentos. “Para os alunos os temas abordados foram fundamentais pelo momento em que estamos passando de uma grave crise ética, econômica, social e política que praticamente desestruturou o país. Para a UNIUV é o cumprimento de sua missão que é disseminar o conhecimento gerado na academia junto a sociedade, além é claro, de consolidar o nome da instituição na comunidade de sua abrangência”, relata.

Segundo Cachoeira, os acadêmicos tiveram uma grande oportunidade de reflexão e formação de conhecimento sobre inovação. “Nas palestras por meio de uma metodologia descontraída e divertida, foi oportunizada a reflexão sobre o atual contexto pessoal e profissional. Em relação a apresentação da Mostra, a oportunidade de poderem mostrar o quão importante é a academia na formação e geração de negócios  de maneira organizada e focada. Quanto as mesas redondas, fomos extremamente felizes nas escolhas dos participantes que proporcionaram a oportunidade de reflexão e de formação sobre o que é inovação e quais os desafios aos profissionais no atual contexto de um mundo globalizado”, explica.

A professora Marivanda Pigatto, organizadora do evento conta que na área empresarial, a inovação tem como objetivo buscar vantagem competitiva e lucratividade. “Para que isto aconteça, é essencial a atuação conjunta de agentes como universidades, institutos de pesquisa, empresas e governo, formando o que é denominado sistema de inovação. As discussões, palestras e a Mostra realizados durante o evento trouxeram novas perspectivas para acadêmicos e profissionais, propiciando a interação e desenvolvimento de capacidades essencial a gestão de negócios”, expressa.

Durante a semana, as mesas redondas aconteceram na sala de eventos e piso superior da biblioteca, tratando dos temas inovação, perfil de empresários inovadores e desafios brasileiros para inovação. Participaram do evento Samuel Toaldo, criador da empresa Goleiro de Aluguel. Agnaldo Mocelin, Macro Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Sieglinde Kindl da Cunha, economista, professora do Mestrado e Doutorado da Universidade Positivo, pesquisadora do tema Inovação e ex-diretora do Ipardis-PR, Daniel Point, economista e professor,  Dr. João Carlos Cunha, professor dos cursos de Mestrado e Doutorado da Universidade Positivo e pesquisador do tema Gestão da Inovação e Adnelson Campos, diretor de Mineração da Petrobrás em São Mateus do Sul.

por: Texto: Bruna Wagner – Doing / Agexcom