Inicial 9 Notícia 9 Treinamento para o Projeto Rondon tem mais uma etapa concluída

Treinamento para o Projeto Rondon tem mais uma etapa concluída

~~Durante os meses de maio e junho, os Rondonistas da Uniuv participaram de um ciclo de palestras que faz parte do treinamento capacitacional, antes do Embarque para os locais em que acontecerão o Projeto, entre 18 de julho e primeiro de agosto de 2014 no município de Correntes, Pernambuco, nordeste do País. Para esta etapa os integrantes da equipe que fará parte da Operação Guararapes contou com o apoio da Polícia Militar do Paraná e dos soldados Eliane Cristina de Matos, Jonatas Andolfato, Cabo Gilberto Olofka e Sargento Almires Bughay Filho. Entre os temas abordados há um em especial que é recorrente em comunidades carentes: a violência doméstica e nas escolas.

“Tratamos principalmente da falta de informação sobre como agir diante de uma situação de violência nas escolas ou de forma doméstica. Muitas pessoas não sabem como proceder e como esta equipe vai trabalhar com professores, procuramos orientá-los da melhor forma possível”, comenta a soldado Cristina.

Os professores que acompanham o trabalho de formação da equipe e a maneira como as atividades transcorrerão no nordeste são Luísa Gomes Gregol e Emili Coimbra. Os acadêmicos são: Danilo Fillus de Souza, Glauco Tymus, Jairo Martins, Jéssica Carolina Dal Bó, Karina Dobkovski, Karine Levandovski, Kayê Rodrigo Kampmann.

As propostas de atuação da instituição integram atividades que se enquadram no “Conjunto A”, da área da Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

A grande novidade é a indicação recebida pelo Ministério da Defesa para uma vaga de outro projeto da Marinha do Brasil, a Ação Cívico-Social (ACiso), que vai levar Willian Robson da Costa, do curso de Odontologia, para trabalhar embarcado em um Navio Militar, durante o período de realização da expedição.

A parceria nessa edição do Projeto Rondon será com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus (BA).

por: divulgação