Inicial 9 Notícia 9 União da Vitória pode ganhar campus do IFPR

União da Vitória pode ganhar campus do IFPR

A cidade de União da Vitória, região sul do Paraná, pode ser uma das próximas a receber um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A proposta é federalizar o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), que já oferece 17 cursos superiores e 16 pós-graduações, além de três cursos de nível médio.

Para discutir a possibilidade, foi realizada, nesta segunda-feira (20) uma audiência pública na Câmara Municipal da cidade. Bem aceita pela população, autoridades locais, alunos e professores, a federalização da Uniuv depende do aval do Ministério da Educação. “Nós levaremos a proposta para o ministro Fernando Haddad; mas as chances de efetivarmos esse projeto são muito boas”, disse, durante a audiência, o reitor do IFPR, Alipio Leal.

Segundo ele, se houver agilidade nas negociações e nos trâmites necessários para a federalização, o campus do IFPR pode estar instalado em União da Vitória já no segundo semestre de 2011: “Nosso objetivo é trazer o Instituto para cá até agosto, mas, se não for possível, certamente isso deve ocorrer até 2012”.

Atualmente, a Uniuv possui 1800 alunos. Cerca de 40% deles residem no Estado de Santa Catarina – a cidade de Porto União, no estado vizinho, é conurbada à União da Vitória. Segundo Alípio Leal, será possível abrir, depois da federalização, pelo menos seis mil vagas em três turnos em cursos totalmente gratuitos.

Cursos gratuitos

Apesar de ter sido construída pelo Poder Público Municipal, a Uniuv precisa cobrar mensalidade dos alunos para se manter. Segundo o prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Yung (Juko) é justamente esse o principal motivador para a federalização: “Queremos que as pessoas não precisem pagar de R$ 300 a R$ 500 para estudar; gostaríamos que os cursos fossem gratuitos e de qualidade e é isso que o IFPR pode proporcionar”.

O prefeito de Porto União (SC), Renato Stasiak, colocou-se à disposição para colaborar com o projeto. “Mesmo estando em estados diferentes, somos uma só cidade, um só povo, lutamos por melhorias para toda a nossa região, por isso precisamos e vamos unir forças para que isso aconteça”, disse, ao informar que acionará a bancada federal catarinense para pleitear a federalização da Uniuv.

O deputado federal eleito pelo Paraná Nelson Padovani é um dos articuladores das negociações. Segundo ele, a federalização da Uniuv impactaria imediatamente na realidade de União da Vitória, Porto União e adjacências. “Haverá novas oportunidades, desenvolvimento e crescimento em uma dimensão grandiosa, por isso, desde o início do próximo ano, defenderemos essa causa no Congresso Nacional”, disse.

Ampliação imediata

Durante a audiência, Alipio Leal anunciou a ampliação imediata do ensino público na Região de União da Vitória, por meio da Plataforma de Educação à Distância do IFPR (EAD). Atualmente,

no próprio campus da Uniuv, há a oferta do curso de Gestão Pública. Agora, para as próximas turmas do EAD que forem abertas haverá vagas para União da Vitória.

Infraestrutura

No total, a Uniuv possui 11.282 m² de área construída. São mais de 80 mil m² de terreno, divididos em dois lotes na região Central de União da Vitória. A biblioteca é informatizada e possui mais de 30 mil livros. Existem sete laboratórios de Informática, com cerca de 200 computadores ligados a internet, além de dezenas de salas de aula, laboratórios (Física, Química, Biologia, Rádio, TV, Fotografia, entre outros), além de academia de ginástica e ginásio de esportes.

Alunos, professores e cursos

Além de deixar de pagar mensalidade, os alunos que estiverem matriculados na Uniuv quando o Centro Universitário for federalizado poderão obter diploma de uma instituição de ensino superior pública federal. Os cerca de 110 professores, todos servidores públicos municipais, continuarão trabalhando na nova instituição. Será firmado um convênio entre o IFPR, MEC e Prefeitura, para que os recursos sejam repassados do Governo Federal para o município, que continuará efetuando os pagamentos. Ainda haverá concursos públicos para o preenchimento de novas vagas e para a reposição dos profissionais que forem se aposentando.

Com relação aos cursos já ofertados, o reitor Alipio Leal assumiu o compromisso de manter os que obtiverem notas superiores a três no Enade.

Presenças

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes na audiência pública desta segunda-feira o reitor da Uniuv, professor Jairo Vicente Clivatti, o presidente da Câmara Municipal de União da Vitória, Ricardo Adriano Sass, o vice-prefeito de Porto União, Anisio de Souza; o presidente da Associação dos Municipios do Sul Paranaense, o prefeito de Paula Freitas, Paulo Henrique Matos de Almeida, além de vereadores, demais autoridades locais, professores, alunos e comunidade em geral.

por: Assessoria de Comunicação – IFPR