Inicial 9 Notícia 9 UNIUV apresenta projeto do Cine Luz para câmara de vereadores

UNIUV apresenta projeto do Cine Luz para câmara de vereadores

Na noite de segunda-feira, 6, o reitor da UNIUV, professor Alysson Frantz, ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de União da Vitória (PR), atendendo à solicitação feita pelo legislativo a fim de dar ciência das condições e situação atual do projeto de restauração do Cine Teatro Luz. A reunião abriu com o protocolo normal, seguida da palavra do reitor, que aproveitou a oportunidade para mostrar aos vereadores e a comunidade presente, os projetos e as ações desenvolvidas pelo Centro Universitário da Cidade de União da Vitória – UNIUV em parceria com entidades públicas, privadas, entre outras. Neste primeiro momento também foram apresentados os programas de bolsa e incentivo da instituição que hoje atendem 242 estudantes com algum tipo de bolsa.

Em seguida o reitor apresentou o projeto de restauração do Cine Teatro Luz, executado pelo Escritório Modelo de Arquitetura da UNIUV, supervisionado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e pelo departamento de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná, uma vez que se trata de um imóvel tombado.  Foram exibidas algumas perspectivas e pranchas arquitetônicas bem como apresentados os informes técnicos 049/2017-CPC de 9 de março de 2017, 129/2017-CPC de 9 de junho de 2017 e 235/2017 de 25 de outubro de 2017, assinados pela Arquiteta e Urbanista Rachel Krul Tessari e Sérgio Marcos Krieger, Chefe da Coordenação do Patrimônio Cultural da SEEC, mostrando a trajetória percorrida, apontamentos dos projetos entregues em 2016, e as orientações a serem seguidas dentro do que se prevê a lei. Em instância final, o projeto deve ser liberado para abertura de edital nos próximos dias e, de acordo com as Planilhas do Paraná Edificações, disponibilizadas pela da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, o montante aproximado de investimento para recuperação do imóvel é de R$ 731.828,48, recursos que a UNIUV tem disponível e para uso imediato. “É importante frisar que como fundação municipal deve-se cumprir a lei e fazer uso de práticas regulamentares para que se possa garantir a capacidade de investimento dos bens públicos. Estamos em fase final dos trâmites documentais para podermos reabrir o grande auditório para o público, uma vez que as dependências administrativas do Cine Luz já estão abertas depois de passar por intervenções menores ano passado, funcionando desde o primeiro semestre de 2017”, enfatizou Frantz.

Finalizando seu pronunciamento na tribuna, o reitor trouxe a conhecimento dos vereadores e da população presente a situação financeira da UNIUV, que mesmo diante do momento delicado pelo qual atravessa o país, encontra-se salvaguardada pelo superávit de mais de R$ 33 milhões de reais, oriundos de sua própria arrecadação sem receber qualquer subsídio.

“A UNIUV é uma fundação municipal e, portanto, pertence ao povo de União da Vitória. Isso só aumenta nossa responsabilidade enquanto instituição de ensino superior, pois recebemos estudantes de toda uma região que hoje é impulsionada também pela educação, por isso, só temos agradecer ao poder legislativo de União da Vitória, por nos oportunizar prestar contas e dar satisfação sobre a UNIUV ampliando nosso compromisso com a transparência”, argumentou o reitor.

Ao final da explanação, acompanhada atentamente pelos vereadores, foi aberto para perguntas e indagações, mas não houve manifestações.

Por fim, o Professor Alysson Frantz, agradeceu mais uma vez pela oportunidade de ocupar a tribuna para falar sobre a UNIUV e enaltecer as boas parcerias com o executivo, o legislativo e o judiciário de União da Vitória, que pensando na coletividade, resultaram em um programa de bolsas com recursos oriundos do imposto de renda retido na fonte dos servidores da UNIUV, que vigora desde o primeiro semestre deste ano.

por: Doing/Agexcom