Inicial 9 Notícia 9 Uniuv completa 50 anos e vive grande expectativa

Uniuv completa 50 anos e vive grande expectativa

Desde que foi anunciado publicamente pelo governador do Estado, pelos Deputados Hussein Bakri e Alexandre Curi em evento no Aeroporto de União da Vitória a possibilidade de incorporação da UNIUV pela UNESPAR, a comunidade aguarda ansiosa por um desfecho que seja bom para todos e traga desenvolvimento e progresso para a região Sul do Paraná. Em função disso, depois de diversas reuniões ao longo dos meses de junho, julho e agosto, o Conselho Universitário da UNIUV (CONSUN) vai deliberar e votar a contraproposta a ser encaminhada para o Estado e que apresenta impactos bastante positivos para ambos os lados, nesta sexta-feira, dia 20 de setembro.

Depois de coletar as manifestações dos colegiados, a discussão da contraproposta se centrou basicamente em aumentar o tempo de cessão dos servidores, afim de que os mesmos possam se organizar com suas vidas, uma vez que muitos vivem exclusivamente do trabalho como docente. Em uma análise preliminar é possível alocar praticamente todos os docentes nos cursos que permanecerão em funcionamento a partir da incorporação. Em conversa com O Ministério Público em União da Vitória, que instaurou um procedimento administrativo de acompanhamento, ficou esclarecido que – ainda que a legislação sobre a cessão de servidores públicos não estabeleça um tempo – é necessário determinar-se um período. Com base nisso e em outros exemplos de incorporações ocorridos no Estado, chegou-se a um tempo razoável e suficiente para que os servidores tenham condições de se adaptar e se recolocar no mercado, se for assim necessário. A proposta inicial aventava um prazo de dois anos e no máximo cinco anos, o que foi considerado exíguo, inclusive, pelo Ministério Público.

É importante destacar que este é o momento mais importante da UNIUV na sua trajetória no Ensino Superior e a decisão a ser tomada pelo CONSUN é de grande responsabilidade, de maneira que impacta diretamente na vida de 80 servidores que passaram por concurso público.

“Acredito que conseguimos construir uma argumentação coerente com o que se espera de um projeto dessa magnitude. O equilíbrio é fundamental para que possamos seguir adiante, cumprindo com as obrigações de ser uma instituição pública de qualidade”, comenta o Reitor da UNIUV, professor Lúcio Kürten dos Passos.

Após a tramitação no CONSUN, a contraproposta deve seguir para nova apreciação do governo, pela Secretaria de Ensino Superior e Tecnologia (Seti-PR), comandada pelo professor Aldo Nelson Bona. Sendo aprovada seguem os trâmites no Conselho Estadual de Educação e também na esfera local.

A contrapartida do UNIUV nesse processo, é o patrimônio físico e material construído e adquirido pela Fundação ao longo de 50 anos de trabalho de pessoas que contribuíram para isso. Atualmente esse patrimônio está avaliado em cerca de R$ 100 milhões de reais.