Inicial 9 Notícia 9 Uniuv de União da Vitória traz palestra com Henrique Szklo no 7º Giro da Comunicação

O escritor de humor, publicitário, designer gráfico e professor mineiro, mas que vive em São Paulo, Henrique Szklo vai realizar a aula inaugural do 7º Giro da Comunicação, promovido pelo curso de Comunicação Social, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). A palestra O grande milk-shake e os canudinhos mentais  será realizada na sala de eventos da Instituição, terça-feira, 10 de junho, às 19h30. Apresentar e fundamentar as bases teóricas da criatividade de forma divertida e surpreendente é o objetivo da aula, que tem como público-alvo, além dos estudantes, pessoas interessadas em criatividade. A entrada é gratuita.

Conhecido por sua irreverência, Szklo (segundo o seu site, pronuncia-se pronuncia-se xczsqkclóh) usa o humor para falar de questões sérias e relevantes, como processos de criação e suas teorias sobre o que é criatividade. O nome da palestra é o título do seu livro mais recente, e único de não-ficção. A obra desmistifica a criatividade como “dom divino”, afirmando que todas as pessoas são criativas, desde que prestem atenção aos sinais que as rodeiam para tirar proveito do que eles revelam.

Szklo é autor de mais seis livros, entre eles Só porque criou o mundo pensa que é Deus (1999), Só porque criou o mundo pensa que é Deus – 2ª. tentativa (2001), Prosaico – contém um deprimido (2004), A Dieta do Son of a Bitch (2004), Minutos de estupidez (2005), Mi Xing (2005). Em 2004, lançou sua própria editora, a Ópera Bufa que, atualmente, possui parceria com a Via Lettera Editora. Nesse mesmo ano, criou, também, o Ópera Bufa Zine. Ministra um workshop de redação criativa, desde 2005, chamado Oficina do Diabo, que evoluiu para Academia de Criatividade, um Centro Avançado de Desenvolvimento do Pensamento Criativo, que oferece cursos, palestras, eventos e consultoria empresarial.

O Giro da Comunicação vai de 10 a 12 de junho, com oficinas nas áreas de cinema, eventos, assessoria de imprensa, entre outras, voltadas aos acadêmicos, que serão realizadas no período noturno, por profissionais de comunicação.