Inicial 9 Notícia 9 Uniuv é a segunda universidade a receber o lançamento do documentário Terra Cabocla

~~O documentário Terra Cabocla, lançado em 2015, dirigido por Marcia Paraiso e Ralf Tambke, conta a história da Guerra do Contestado, que ocorreu entre 1912 a 1916. O filme revela a partir de depoimentos de moradores e historiadores, os reais motivos da guerra sangrenta, a luta dos caboclos para defender sua terra e desmonta a versão de que o conflito surgiu por fanatismo religioso.

O Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), foi a segunda universidade a receber o lançamento do longa metragem, que foi exibido ontem, 17, aos acadêmicos e professores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Secretariado Executivo, além de alunos de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

No filme, historiadores e moradores das regiões onde aconteceram os conflitos, contam como a guerra foi escondida pelo Estado, pois os governantes tinham como projeto para Santa Catarina um lugar europeizado e branco. A Guerra do Contestado teve seu estopim quando uma madeireira chegou à região, desmatando araucárias e imbuias, a fim de obter material para empresas americanas construírem a estrada de ferro e tentando expulsar os caboclos, descendentes de escravos e índios que habitavam a região.

O longa é uma tentativa de registrar a história do povo caboclo que sofreu e ainda sofre com as injustiças que sufocaram suas memórias, suas crenças e o direito a terra.

Após a exibição do documentário, houve um debate. Os convidados foram os professores Lúcio Kürten dos Passos (que está desenvolvendo sua tese de doutorado com base em narrativas visuais do Contestado, a partir de fotografias de Claro Jansson sobre o episódio), Wanilton Dudek (historiador), além do jornalista, egresso da Uniuv e também um dos entrevistados do longa metragem, João Batista (JB).

No debate foi discutido o não conhecimento da população sobre o fato, além da inclusão da história da Guerra do Contestado nas grades curriculares de escolas e universidades da região.

O filme foi muito elogiado pelo público presente, pois relata de maneira simples e direta a história de um povo que sofre até hoje as injustiças da Guerra do Contestado. “A divulgação das histórias que integram o Contestado se faz necessário e o documentário Terra Cabocla é uma das produções mais completas e esclarecedoras que já vi”, relata Passos.

por: Mateus Iltchechen