Notícias
Uniuv implanta programa de bolsas de estudo que vai além do assistencialismo
Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior, mas que por questões financeiras acabam desistindo, agora têm a oportunidade de realizar esse sonho com o programa de bolsas de estudo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).
O programa começou a ser implantado no início de 2008, disponibilizando oito modalidades de bolsa: primeiro emprego, fidelidade, portadores de necessidades especiais, estágio interno, atleta, dependência de renda familiar, iniciação científica e monitoria, além do programa de Financiamento estudantil do Governo Federal (Fies). Segundo a coordenadora do programa, Antônia Rosângela Scheffer, apesar de cada modalidade possuir critérios específicos de seleção, a análise da situação socioeconômica e do currículo escolar são fundamentais em todos os casos. “Após preencher a ficha de inscrição, o acadêmico precisa comprovar com documentos que realmente necessita da bolsa. Depois da apresentação dos documentos, a situação será analisada pelo conselho universitário, que então decidirá pela concessão ou não do benefício”, explica a coordenadora.
A disponibilização de bolsas de estudo era uma reivindicação antiga dos acadêmicos, mas que só se tornou realidade com a consolidação da faculdade como Centro Universitário. Segundo a professora e Pró-reitora de Extensão e Cultura, Fahena Porto Horbatiuk, o diferencial do programa de bolsas oferecido na Uniuv está em exigir uma contrapartida do acadêmico, um comprometimento, não se restringindo apenas a um simples desconto. “Não é de ‘mão beijada’, há um acompanhamento em relação às notas e à freqüência”, afirma.
O reitor da Uniuv, Jairo Vicente Clivatti, considera como principais conquistas do programa a bolsa portador de necessidades especiais, que garante desconto integral durante todo o curso, e a bolsa primeiro emprego. “A bolsa primeiro emprego, além de possibilitar o financiamento da mensalidade do primeiro semestre, enquadra o acadêmico em um projeto de qualificação profissional, facilitando sua inserção no mercado de trabalho”, comenta Clivatti.
O depoimento dos beneficiados pelas bolsas de estudo comprova o êxito do programa. Para a acadêmica de Engenharia Civil, Marjorie Pogogelski, que participa da bolsa primeiro emprego essa é uma oportunidade única. “Além da possibilidade de fazer o curso desejado, somos capacitados para o mercado de trabalho, adquirimos uma base, pois conquistar o primeiro emprego é sempre muito difícil”, diz.
Os interessados em participar da seleção para uma das modalidades do programa podem obter informações pelo telefone (42) 3522 – 1837 e falar com Rosângela.
Visite o site de Comunicação da Uniuv: www.comunicacaouniuv.com.br
por: UNIUV
0 comentários