Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Uniuv implanta programa de bolsas de estudo que vai além do assistencialismo

Uniuv implanta programa de bolsas de estudo que vai além do assistencialismo

 

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior, mas que por questões financeiras acabam desistindo, agora têm a oportunidade de realizar esse sonho com o programa de bolsas de estudo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).

O programa começou a ser implantado no início de 2008, disponibilizando oito modalidades de bolsa: primeiro emprego, fidelidade, portadores de necessidades especiais, estágio interno, atleta, dependência de renda familiar, iniciação científica e monitoria, além do programa de Financiamento estudantil do Governo Federal (Fies). Segundo a coordenadora do programa, Antônia Rosângela Scheffer, apesar de cada modalidade possuir critérios específicos de seleção, a análise da situação socioeconômica e do currículo escolar são fundamentais em todos os casos. “Após preencher a ficha de inscrição, o acadêmico precisa comprovar com documentos que realmente necessita da bolsa. Depois da apresentação dos documentos, a situação será analisada pelo conselho universitário, que então decidirá pela concessão ou não do benefício”, explica a coordenadora.

A disponibilização de bolsas de estudo era uma reivindicação antiga dos acadêmicos, mas que só se tornou realidade com a consolidação da faculdade como Centro Universitário. Segundo a professora e Pró-reitora de Extensão e Cultura, Fahena Porto Horbatiuk, o diferencial do programa de bolsas oferecido na Uniuv está em exigir uma contrapartida do acadêmico, um comprometimento, não se restringindo apenas a um simples desconto. “Não é de ‘mão beijada’, há um acompanhamento em relação às notas e à freqüência”, afirma.

O reitor da Uniuv, Jairo Vicente Clivatti, considera como principais conquistas do programa a bolsa portador de necessidades especiais, que garante desconto integral durante todo o curso, e a bolsa primeiro emprego. “A bolsa primeiro emprego, além de possibilitar o financiamento da mensalidade do primeiro semestre, enquadra o acadêmico em um projeto de qualificação profissional, facilitando sua inserção no mercado de trabalho”, comenta Clivatti.

O depoimento dos beneficiados pelas bolsas de estudo comprova o êxito do programa. Para a acadêmica de Engenharia Civil, Marjorie Pogogelski, que participa da bolsa primeiro emprego essa é uma oportunidade única. “Além da possibilidade de fazer o curso desejado, somos capacitados para o mercado de trabalho, adquirimos uma base, pois conquistar o primeiro emprego é sempre muito difícil”, diz.

Os interessados em participar da seleção para uma das modalidades do programa podem obter informações pelo telefone (42) 3522 – 1837 e falar com Rosângela.



Visite o site de Comunicação da Uniuv: www.comunicacaouniuv.com.br

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo