Inicial 9 Notícia 9 Uniuv recebe comissão da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia

Uniuv recebe comissão da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia

A segunda quinzena do mês de maio iniciou com bastante trabalho, expectativa e responsabilidade na Uniuv. Na terça-feira, 17, logo pela manhã, foram abertos os trabalhos de instalação dos examinadores designados pela Resolução nº 40/11, da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que veio à União da Vitória com o objetivo de avaliar e deliberar sobre recredenciamento da instituição como Centro Universitário. O Secretário de Estado, Alípio Leal, determinou que se constituísse a comissão formada pelo professor Doutor Erneldo Schallenberger, docente da Unioeste, Sonia Maria Sperandio Lopes Adum, doutora e professora da UEL e pelo professor Doutor Mário Cândido de Athayde Júnior, representante da Seti, para o procedimento conhecido como Avaliação Externa do Processo de Avaliação Instituicional. Todo esse trabalho visa revalidar o título de Centro Universitário adquirido em 2006. Uma vez recredenciada, a instituição mantém a autonomia para criação de novos cursos e impulsiona o desenvolvimento do ensino superior.

Ao longo de três dias os peritos visitaram as instalações físicas da Uniuv, analisaram recursos didáticos, pedagógicos e checaram planos de ensino, biblioteca e laboratórios. Como parte dos trabalhos, também foi necessário ouvir o corpo docente da instituição, oportunidade em que se verificou regime de trabalho, pesquisa, extensão e a relação profissional-professor. Também houve encontro com representantes discentes de todos os cursos e reuniões com o corpo administrativo.

Munidos de todas as informações necessárias os peritos passaram longas horas analisando e deliberando sobre a situação atual da Instituição e Ensino Superior (IES). De acordo com a resolução da Seti, a comissão terá até 60 dias para elaborar parecer sobre o recredenciamento.

Único centro universitário municipal do estado, a Uniuv se destaca pela atual capacidade de gerir seus próprios recursos e também por oferecer uma ampla área de atuação acadêmica com cursos superiores variados. Esse processo de recredenciamento é uma atividade normal para as IES e ocorre de cinco em cinco anos.

O Vice-Reitor da Uniuv, professor Odelir Dileto Cachoeira, acompanhou todo o processo e acredita em parecer favorável. “Desde que nos transformamos em centro universitário amadurecemos muito em diversos aspectos, sempre buscando uma atuação acadêmica evolutiva, por isso, acredito que a comissão deve levar esses fatores em consideração”, explica Cachoeira.

“Estamos iniciando um novo caminho com o desenvolvimento da pesquisa e extensão e, de certa forma, há um redirecionamento das ações rumo à Universidade. Estamos encerrando um primeiro período que envolve a capacitação de docentes e a busca por linhas de pesquisa que sejam condizentes com nossa atuação”, comenta.

Os próximos dias serão de grande expectativa para a Uniuv como um todo. Tão logo os peritos apresentem o parecer, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) já trabalha para garantir agilidade na aplicação dos resultados obtidos com a análise.

“Vamos acatar as sugestões dos peritos e utilizar essas informações na estruturação dos setores para dar continuidade ao projeto de transformação em Universidade”, finaliza Cachoeira.