Inicial 9 Notícia 9 Uniuv se destaca na elaboração de concursos

Uniuv se destaca na elaboração de concursos

Além do ensino superior, uma instituição de ensino superior deve contribuir com a sociedade de diversas formas, sempre visando o aprimoramento e o desenvolvimento de cidadania. Por ser pública a Uniuv vem crescendo a cada dia em outro segmento que muitas vezes passa despercebido pela maioria da população. Há cerca de dois anos, o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), vem sendo procurado por municípios do Paraná, para a elaboração de concursos públicos. De 2009 para cá, já são 14 concursos realizados, ou em fase de elaboração. Entre eles os das prefeituras de União da Vitória, Bituruna, Irineópolis, Tibagi, Assaí e Jaguariaíva. Também alguns institutos de previdência e câmaras municipais de cidades do norte, e sul do Paraná, como São Mateus do Sul e General Carneiro.

Depois de ser procurada para a elaboração de um eventual concurso, a Uniuv dá início ao processo de desenvolvimento, que envolve uma equipe técnica especializada, responsável por receber todas as informações e necessidades das entidades interessadas para montar o edital com as premissas e orientações adequadas de acordo com planos de cargos e salários em vigência.

As instituições interessadas contratam a Uniuv, que por sua vez contrata profissionais titulados para a elaboração das provas nas respectivas áreas de atuação. Atualmente a instituição conta com um banco de colaboradores que ajudam na criação de questões que depois de aprovadas são submetidas aos candidatos, no formato de prova de conhecimentos gerais, específicos e, ou, práticos.

Para a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Professora Fahena Porto Horbatiuk, que comanda a equipe técnica de elaboração, a complexidade de um concurso público se mede de acordo com os anseios de cada entidade. “Depois de definidas as especificações gerais de cargos, vagas e áreas de atuação é que se tem a exata dimensão do trabalho. Tudo varia de acordo com as necessidades das comunidades em que vai se aplicar o concurso”, explica.

Jussara da Silva Leite, Assessora Técnica da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, conta que ao longo do período em que a Uniuv vem se dedicando também aos concursos públicos, a experiência adquirida pela instituição é a responsável pelo aumento da credibilidade. “É preciso ter know-how para a elaboração de concursos públicos que é uma das atribuições das universidades e isso a Uniuv tem de sobra”, diz.

Para o Vice-reitor, professor Odelir Dileto Cachoeira, a tradição histórica e a seriedade com quais os trabalhos são conduzidos pela Uniuv são atribuições inquestionáveis. “Já são 37 anos de atividades no ensino superior e sem dúvida nenhuma isso é uma boa referência para o nosso campo de atuação”, afirma. A Uniuv é uma instituição pública e organiza concursos quando há a dispensa de licitação.

Para contratar os serviços de elaboração de concursos basta entrar em contato pelo telefone (42) 3522 1837.

por: arquivo