Inicial 9 Notícia 9 Uniuv sediará reunião da Comissão Especial de Avaliação do Ensino Superior do Paraná

Nos dias 4 e 5 de abril, acontece no Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) a reunião da Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior do Sistema Estadual de Ensino do Paraná (CEA), composta por membros de representantes da Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, das Instituições de Ensino superior, da Secretaria de Estado da Educação(Seti) e do Conselho Estadual de Educação (CEE-PR) e da Comunidade Científica Paranaense. Criada para desenvolver um sistema único capaz de avaliar a qualidade de ensino superior do Estado, a CEA reúne-se mensalmente de forma itinerantes nas cidades em que as instituições atuam.

Atualmente a avaliação é feita de forma manual em que o perito segue um roteiro pré-estabelecido pela Seti, o que pode gerar um resultado subjetivo.

Diante da necessidade de se padronizar as formas de avaliação e minimizar os efeitos de subjetividade a CEA investiu no desenvolvimento de um instrumento avaliativo baseado no modelo criado pelo Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), adaptando-o às necessidades do sistema estadual de ensino.

“Foi aí que a Uniuv fez a proposição e assumiu o compromisso de transformar esse instrumento que hoje é manual, em um processo de avaliação com base tecnológica, executado e acessado via web pela Seti, pelos peritos e pelo CEE-PR, por qualquer meio eletrônico, em que todas as informações colhidas durante o processo avaliativo passam a fazer parte do banco de dados utilizados pelos órgãos normatizadores e fiscalizadores do sistema estadual”, explica o Vice Reitor e representante da Uniuv no CEA, professor Odelir Cahoeira.

Nesse primeiro momento a proposta é a de estabelecer parâmetros, debater metodologias e capacitar as equipes para conduzir no segundo semestre a aplicação e implantação do sistema de avaliação.

“É uma grande honra para nós recebermos os representantes de todas as Universidades Estaduais em União da Vitória, afinal, a Uniuv tem conquistado seu espaço na região sul do Paraná com uma atuação séria e responsável”, comenta Cachoeira.

A Seti inicia os trabalhos de regulamentação fazendo uso do novo instrumento de avaliação a partir do dia 29 de abril e o treinamento dos avaliadores que inclui visitas in loquo das instituições que estão passando por processo de reconhecimento, renovação e implantação de cursos, acontece a partir do mês de julho.

A avaliação é uma atividade comprometida com o ensino e comporta valor acadêmico indissociável do desenvolvimento. Para tanto, o embasamento científico suportado por objetivos previamente delimitados, de maneira coletiva e participava, é o alicerce fundamental para legitimar os resultados.

“Ter como plataforma de base um sistema que foi desenvolvida pela Uniuv aumenta a responsabilidade, mas, também, mostra que estamos percorrendo o caminho certo rumo à Universidade, investindo e desenvolvendo paulatinamente a pesquisa”, conclui Cachoeira.

por: Divulgação