Inicial 9 Notícia 9 Viagem de estudos de acadêmicos do curso de Administração da Uniuv rende duas visitas técnicas

Os acadêmicos do quarto semestre do curso de Administração do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) realizaram duas visitas técnicas, em uma viagem de estudos realizada no dia 20 de agosto. Nesse mesmo dia, os estudantes visitaram a agroindústria Framora, em Rio Azul, pela manhã, e a empresa Yasaki do Brasil, fabricante de chicotes elétricos para carros, em Irati, no período da tarde.

A viagem foi promovida pela professora Marivanda Bortoloso Pigatto, na disciplina de Organização, Sistemas e Métodos, com o objetivo de mostrar na prática para os estudantes a estrutura organizacional e o processo produtivo de empresas.

Na agroindústria Famora, o grupo conheceu o processo produtivo de sucos, geléias, e caldas feitas de framboesa e amora. Eles visitaram o local de processamento, as câmaras frias para o armazenamento dos produtos e a plantação de amoras. A agroindústria existe há dez anos, e produz o primeiro vinho de amora, com produção comercial, do País, em parceria com uma vinícola de Bituruna.

Bortoloso destaca a palestra do proprietário Guilherme Gurski, que falou sobre as dificuldades enfrentadas para gerir a propriedade e para diversificar a produção. Segundo a professora, Gurski despertou nos acadêmicos o respeito, e fez todos refletirem com suas sábias mensagens. Entre elas, o empresário recomendou aos aspirantes a administradores a persistirem diante das dificuldades, e a compartilharem os conhecimentos adquiridos. “O empresário demonstra sua cultura na forma de se expressar. Apesar da idade avançada está pensando em fazer uma faculdade. Segundo ele, a fonte de tanta sabedoria está em freqüentar todos os cursos que pode, além de manter o hábito da leitura diária”, diz.

À tarde, o grupo de estudantes visitou a empresa japonesa Yasaki do Brasil, em Irati, produtora de chicotes elétricos, utilizados para interligar toda parte elétrica dos carros. Os estudantes foram recepcionados pela responsável pelo departamento de recursos humanos, Daiana Fiedler, que apresentou a estrutura organizacional da empresa, seu funcionamento, os produtos e os  programas que ela mantém.

Segundo Bortoloso, para os acadêmicos essa foi uma oportunidade de conhecer uma empresa que aplica técnicas de gestão compatíveis com a realidade do mercado atual e suas necessidades. A empresa possui programas de responsabilidade social e ambiental, além de participar e estimular os funcionários a colaborarem voluntariamente com a comunidade. “Os programas voltados aos funcionários são bastante abrangentes. Podemos dizer que a empresa sabe como motivar, desenvolver e gerir pessoas de forma muito coerente. Os resultados obtidos são demonstrados na produção e no cumprimento das metas estipuladas”, explica.

Aproximadamente 125 mil pessoas trabalham nas mais de 80 fábricas da Yasaki espalhadas pelos seis continentes. No Brasil, são quatro unidades de produção. Só em Irati, são mais de mil funcionários produzindo para a Nissan e a Renault. A sede da empresa foi fundada no Japão, em 1939, e o grupo detém 26,7% do mercado mundial de chicotes elétricos.