Inicial 9 Notícia 9 Vice-reitor da UNIUV coordena grupo de trabalho 6º Encontro Regional Sul de História da Mídia

O professor e vice-reitor do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) Lúcio Passos, participará entre os dias 15 a 17 de junho do 6º Encontro Regional Sul de História da Mídia (Alcar Sul), realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento tem como tema central “Mídia, fluxos migratórios e diásporas: perspectiva histórica”.

O objetivo principal do evento é contribuir para o fortalecimento das pesquisas e o intercâmbio entre pesquisadores por meio das atividades da Associação Nacional de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e dos Grupos de Trabalho durante o Encontro Regional Sul, com a publicação e o arquivamento com acesso público dos estudos desenvolvidos no Paraná, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

O grupo temático coordenado por Passos é sobre Historiografia da Mídia e tem como objetivo discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história.

Podem participar dos grupos de trabalho artigos escritos por docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação, em coautoria com os respectivos orientadores e textos produzidos por profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões.

Os demais grupos de trabalho são sobre História do Jornalismo, História da Publicidade e da Comunicação Institucional, História da Mídia Digital, História da Mídia Impressa, História da Mídia Sonora, História da Mídia Audiovisual e Visual, História da Mídia Alternativa.

Além da coordenação do grupo, Passos pretende trazer uma edição do evento para a UNIUV. “A minha ida para lá é justamente para me inteirar sobre o evento, entrar em contato com a coordenação para tentar trazer o congresso para a UNIUV”, comenta.

Confira a programação do 6º Encontro Regional Sul de História da Mídia

por: Thaina da Cruz