Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Projeto de coleta seletiva é implantado na Uniuv

Projeto de coleta seletiva é implantado na Uniuv


A proposta de se promover a coleta de lixo seletiva dentro do ambiente universitário surgiu no curso de Engenharia Ambiental, na disciplina de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ministrada pela professora Lisandra Kaminski. Inicialmente a turma do oitavo semestre foi dividida em grupos e cada um deveria apresentar uma proposta que se adaptasse às condições ambientes e que promovesse de maneira eficiente a coleta seletiva.


As tarefas consistiam da elaboração de campanhas de orientação para professores, funcionários e acadêmicos, disposição em locais estratégicos de lixeiras com recipientes específicos para cada tipo de material, planejamento e organização.  Os trabalhos deveriam abordar não só o ambiente externo, mas, também, o interno, prevendo lixeiras menores e dispostas em locais de grande concentração de acadêmicos.


O melhor projeto foi apresentado à reitoria que de imediato incentivou a implantação, substituição e aquisição de novas lixeiras. A campanha deve conscientizar sobre a importância da separação de resíduos, alertando para os problemas ambientais e de saúde pública, devido à má gestão do lixo. Os recipientes antigos foram “reciclados” e ganharam adesivos indicadores sobre quais resíduos podem ser depositados ali.


Para a professora Lisandra Kaminski, os engenheiros ambientais atuam na prevenção e controle da poluição em diversas esferas, e isto inclui o correto gerenciamento de resíduos sólidos. “O desenvolvimento de projetos como este contribui para a formação profissional, estimula a criatividade, capacidade de organização, economia, educação ambiental e gestão de resíduos”, explica.


A reciclagem contribui diretamente para a diminuição da extração de recursos naturais, pois os materiais renováveis criam um ciclo de produção e re-produção, gerando economia de energia e redução da poluição ambiental. “A ideia do projeto é mostrar que as lixeiras também contribuem para a conscientização de todos os grupos sociais, atentar para os problemas existentes no meio ambiente, como a poluição das águas e do ar, além de demonstrar a preocupação da Uniuv com as questões ambientais”, completa Kaminski.


Integram a equipe de implantação do projeto as acadêmicas, Adriana Weber, Andressa Haiduk, Fernanda Cheiko, Jéssica Sloboda e Kátia Schefer.

 

por: Divulgação

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo